Com início nesta quinta feira, 31, os educadores e alunos da rede municipal de ensino, rede estadual, particular, entidades, casas de repouso e ONGs estarão se beneficiando do projeto cultural “Arte pra toda parte”, promovido pela Cia. de Theatro Paulino Santiago & Escola de Teatro NAC.
A estréia da peça foi na Escola Estadual Dr. Julio Mesquita, beneficiando todas as classes do período vespertino. Sob direção da atriz Juliana Avancini, no elenco estão Gabriel Vernucci (Jumento), Leonardo Toledo (Cachorro), Karolaine Pedroso (Galinha) e Ketylin Ribeiro (Gata).
Os Saltimbancos, com texto e músicas de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, recebeu adaptação de Chico Buarque. O texto conta a história de quatro animais maltratados pelos seus donos que sonhavam em ser músicos, partindo então para a cidade grande, bem longe de seus donos.
O musical foi inspirado no conto Os Músicos de Bremen recolhido pelos Irmãos Grimm e adaptado por Sergio Bardotti como uma alegoria política, na qual o Burro representaria a inteligencia; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares e a gata os artistas. O Barão, inimigo dos animais, é a personificação da elite, ou dos "detentores do meio de produção".
Este é mais um projeto entre muitos que estarão sendo produzidos pela Cia no decorrer do ano, onde tem um convênio com a Prefeitura Municipal, junto a secretaria de cultura e turismo, para o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, em benefício da comunidade e fomentando os mais variados tipos de segmentos artísticos.
Após a encenação, os atores vão fazer um pequeno debate com as crianças sobre o tratamento dado aos animais que cada um tem em casa.
“O agendamento das apresentação vão ocorrer devido a agenda cultural da Cia. Durante a semana, será informada a escola ou a instituição que vai receber o teatro, a partir daí nos organizamos e eles também terão um tempo para se organizar e receber os Saltimbancos, onde as apresentações são gratuitas”, ressaltou Juliana Avancini.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.