Como parte das atividades de conscientização e prevenção do Câncer de Mama, a Secretaria de Saúde realizou – em parceria com as pastas de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer – no sábado, 19, uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. A concentração teve como palco a praça Bernardino de Campos. De lá, cerca de 120 pessoas vestidas de rosa, com faixas, cartazes e bexigas da mesma cor iniciaram uma passeata de conscientização sobre o tema.
Durante o percurso, que envolveu as ruas José Bonifácio e Alfredo Pujol e terminou no Parque Juca Mulato, as mulheres ainda entregaram panfletos informativos. Entidades assistenciais, pacientes em tratamento e equipes da Secretaria Municipal de Saúde marcaram presença, bem como o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), o presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB) e a secretária de Saúde, Rosa Ângela Iamarino.
O IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) também desenvolveu atividades relativas ao tema e promoveu, no sábado, um passeio motociclístico pelas ruas da cidade. O ponto final do passeio foi o Parque Juca Mulato, onde a banda de rock Jack James fez um show ao vivo.
Palestras destacaram importância da prevenção
A palestra realizada na noite de segunda-feira, 21, na Casa da Cultura JOão Torrecillas Filho, proferida pelo médico mastologista Paulo José Coloço de Mello Sartori, completou com destaque a série de discussões sobre o tema. A palestra abordou vários aspectos da prevenção do câncer de mama, como os números da doença, os exames para sua detecção precoce, diagnóstico, tratamentos, e cuidados.
Também na Casa da Cultura, nos dias 14 e 15 deste mês, foram realizadas palestras pelo psicólogo Maurício Nunes de Mattos e pela médica Angélica Santana, que abordaram, respectivamente, “grupo de mulheres em reabilitação” e “câncer de mama e o aleitamento materno”. Durante todo o mês, as enfermeiras das unidades básicas de saúde municipais mantiveram contatos diários com as mulheres presentes nas unidades, esclarecendo sobre a doença, enfatizando a necessidade da prevenção.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.