Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Mar�o de 2025
Notícia
21/07/2014 | Pádua Colosso: A arte e o brincar

 

Quando assisto (DVD) certos artistas, como: David Garret no Violino, YoYoMa no Violoncelo ou Lang-Lang no Piano, consigo “sentir”, intuir que eles estão vivendo uma experiência que eu nunca vivi, algo sublime, estratosférico, me parece que o controle das ações sobre os instrumentos deixaram de ser pelos músicos, mas por uma força maior, inominável.

Quando vejo o Mestre Ronaldo Stefanini pintando uma tela, “sinto” o mesmo, como que uma “FORÇA” movesse suas mãos, algo que é muito além do seu “EU”.

Posso assegurar que durante as performances artísticas os profissionais estão com suas mentes “ocadas”, vazias, sem pensamento, pois o ato de pensar, obstrui aquela força por alguns denominada de “participation mystique”.

Sinto algo próximo, quando escrevo ou medito.

Mas então, você pode me perguntar:

O que é um artista?

Artista é um ser humano mais elevado, ele é “coletivo”, alguém que carrega em si a vida psíquica inconsciente da raça humana.

Neste momento alguns me vem à mente:

Tolstoy, Shakespeare, Chaplin, Monet, Homero, Freud, Jung.........

Os grandes artistas contactam com as camadas mais profundas da psique humana, extraindo os afetos mais potentes como: dor, medo, violência, sexualidade, alegria, esperança.......trabalhando–as como artesão, expressando através delas a eterna essência dos Humanos.

Como Professor de Pós-Graduação no curso Arteterapia entendo que devemos valorizar muito a “fantasia”, afinal: O que é que é realmente importante para o coletivo, que veio a existir, sem antes ter sido uma fantasia?

Não apenas os artistas, mas todo indivíduo “criativo” deve à fantasia tudo que há de importante na sua vida.

O princípio dinâmico da fantasia é o “BRINCAR”, que aparece mais inocente e evidente e que parece até incompatível com o trabalho sério.

Mas, sem antes ter sido “brincado”, imaginado, fantasiado, nenhuma grande obra veio à luz.

Brincar, fantasiar são oásis na aridez do deserto da realidade.

O respeitável Psicanalista Carl Jung disse:

“O futuro das religiões estará à cargo dos artistas”.

Então, olhe para uma paisagem, diga o que você vê, depois diga o que você não vê.

Vamos brincar, afinal somos os escultores de nossas próprias vidas.

Antonio de Pádua Colosso é Educador, Psicanalista e Gru­panalista.

Fonte: Pádua Colosso

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

568 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções