Anteu Levantado
Anteu era um gigante, fortíssimo, corajoso, lutador, filho de Gaia a mãe Terra, renomado conquistador de grandes vitórias, assim era conhecido por terras além mar.
Grandes homens desafiaram-no no desejo de terem para si a fama que ele possuía, mas jamais algum conseguiu vencê-lo.
Todos os oponentes usaram técnicas de guerra aprendidas através de anos de prática bélica, aplicaram estratégicas militares baseadas na força bruta e na intimidação do oponente.
Hércules, filho de Zeus, desejando muito vir a ser o detentor da fama do astro principal, não perdia uma oportunidade de assistir as sangrentas batalhas de Anteu.
Percebeu que sua posição corporal era sempre bem alicerçada em pernas semi flexionadas, pés agarrados ao chão e que seu condicionamento físico era inigualável.
Hércules estava sempre pensando em como derrotar o invencível lutador, de repente, teve uma ideia: Para vencê-lo não poderia ser pela força como tantos já haviam tentado, lembrando que o gigante era filho de Gaia, a deusa mãe Terra, intuiu que era dela que ele extraia e renovava suas forças.
O desafio foi lançado, a luta marcada a hora chegou e Hércules não desferiu sequer um golpe contra a gigante, esquivou-se do ataque do campeão e agarrando-o pela cintura levantou-o do chão.
Anteu foi perdendo suas forças e nada conseguiu fazer contra MÉTIS (astúcia) de Hércules que o venceu facilmente.
Pensando nesse mito, transporto-o para dias atuais; Somos “Anteus Levantados”, fortes, vorazes, vivemos uma vida frágil, fútil, perseguindo metas fictícias, estamos sem os “pés no chão”, o que metaforicamente representa a “realidade”.
Vivemos no ar, consumindo imagens de um mundo virtual perdendo nossas forças por estarmos longe da natureza que nós deu vida.
“Levantados” ficamos fracos, insensíveis, vivendo artificialmente.
Será que ainda há tempo para escaparmos do abraço/gravata de Hércules e retornarmos à nossa natureza humana, com os pés na mãe Terra?
Haverá tempo suficiente para salvar nossa mãe (Terra) da destruição que nos mesmos temos feito à ela?
Somos conscientes que nossa saúde está intimamente ligada à saúde de nossa mãe Gaia?
O autor, Prof. Dr. Antonio de Pádua Colosso é PSICANALISTA e possui Especializações em: Mitologias (CEFAS), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), O Desenvolvimento da Existência - Winnicott (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. Psicanalítica de Campinas), Psicoterapia Psicanalítica de Grupo (CEFAS), autor do Livro Lara e Leonora
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.