Uma linda música diz assim:
“ Iam a dreammer, but Iam not the only one” música: Imagine, John Lenon.
“Eu sou um sonhador, mas eu não sou o único.....”
Concordo com ele que era um sonhador e espero que nossa espécie humana nunca deixe de ter seus sonhadores.
Gaston Bachelard produziu um pequeno livro intitulado “ A chama de uma vela”, interessante que apesar de parecer um tema banal é um livro esgotado, raro e dificílimo de ser encontrado até nos sebos (local de venda de livros usados).
Assim diz o autor no prólogo da obra:
“A chama, dentre os objetos do mundo que nos fazem sonhar é um dos maiores operadores de imagens. Ela nos força imaginar. Diante dela, desde que se sonhe, o que se percebe não é nada, comparado com o que se imagina, ela traz consigo um valor seu, de metáforas e imagens.
O que se chama VIDA, na criação é, em todas as formas e em todos os seres, um mesmo e único espírito, uma chama única.
Através da imagem imaginada conhecemos a fantasia poética.”
Lembrei de uma frase do Vinícius:
“Ganhar dinheiro......, com poesia......”
Entendo que ele quis se referir à nossa necessidade de desempenhar um papel profissional que nos permita nos sustentarmos dignamente, porém sem perdermos de vista que a vida não se resume somente no “Ganhar dinheiro”, mas também no deleite, no prazer que podemos extrair das artes ( músicas, pinturas, filmes, livros, etc.....) como na leveza interior com o contemplar coisas aparentemente simples, como a chama de uma vela e embebedarmo-nos de fantasia poética.
Desejo ardentemente que nosso presente e principalmente futuro, possam reconhecer e valorizar os “sonhadores”, Os Jonhn Lenon, da vida que nos fazem ANALISAR A VIDA.
O autor é Psicanalista e possui Especializações em: Mitologias (CEFAS), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. Psicanalítica de Campinas), Psicoterapia Psicanalítica de Grupo (CEFAS) e atualmente especializa-se em: Intervenção Psicanalítica nas Instituições.