Rubem Alves contou que estava sentindo muita saudade de seu pai, relatou que o mesmo era um fazendeiro rico e perdeu tudo na crise de 1930.
Foram morar numa casa de colono na fazenda do cunhado e que o pai, acostumado com coisas caras que o dinheiro comprava, teve que recomeçar.
Abandonado pelos amigos que sorridentes apareciam quando ele era rico, não se abateu, tinha uma rara e louca capacidade para encontrar alegria em coisas absolutamente simples, tal como esperar até a sede apertar e daí, sedento ajoelhar na terra úmida, beber água na mina.
Daí conclui o escritor: “Embora se possa dizer que ele fracassou, confesso que me maravilho diante de seu misterioso poder de encontrar beleza e felicidade diante das coisas simples da vida como ver a chuva caindo sobre as plantas, admirar a fumaça do cachimbo, o cheiro do capim gordura, o monjolo batendo. Se houver céu, espero que lá o sol seja forte que os corpos fiquem suados e que haja uma mina escondida no meio das árvores”.
Fiquei emocionado com o relato, pensei que por ter perdido meu pai tão cedo, não tive o privilégio de ter registros de memória dele, então pensei: Quem seria mais próximo a mim que eu pudesse associar ao conto relatado?
Elegi meu tio João Coloço, fazendeiro batalhador de quem tenho felizes registros de memória.
Um deles é que ele tinha grande prazer, aos sábados de manhã, arrear sua égua preferida e vir passear na cidade, depois contava o feito com boca larga e doce.
Agora, penso eu: Que registro tenho promovido nos meus filhos e nas pessoas que me rodeiam?
Para eles terei sido um vencedor? perdedor? ou um o que?
Isso na verdade, pouco me importa, gostaria mesmo é que eles lembrassem de mim como um daqueles que sentia alegria em ajoelhar na terra úmida e beber água na mina, e se houver céu, no momento que pensarem em mim, estarei procurando uma mina escondida no meio das árvores.
O autor é Psicanalista e possui Especializações em: Mitologias (Cefas), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. Psicanalítica de Campinas), Atualmente especializa-se em: Psicoterapia Psicanalítica de Grupo (Hosp. XXII de Outubro).