PERDÃO
Recebi um e-mail de uma leitora me dando sugestão para escrever sobre o tema acima, dizia ela ter dificuldade em perdoar e guardava mágoas, das quais gostaria de se livrar.
Achei por bem contar-lhes uma experiência ocorrida comigo: Muitos............muitos anos atrás, um dia uma pessoa a qual eu dedicava respeito e amizade, sem mais, nem menos, me disse:
“Sabe que é melhor ouvir você do que ser surdo!”
Espantado, não tive nenhuma reação a não ser, recolher-me no silêncio.
Por um tempo fiquei triste, magoado, evitando a pessoa, e sempre pensando, por que terá ele dito isso?
Cheguei a pensar que talvez ele pudesse ter razão, e eu estivesse sendo prolixo e vazio de conteúdo.
Mas, eu precisava tomar alguma decisão que aplacasse aquele sofrimento, pensei ...........pensei.........lembrei da musica da Legião que diz: “Falam muito por não ter nada a dizer”.
Talvez eu estivesse enquadrado entre os citados pela musica e tomei uma atitude.
Voltei para a Universidade, comecei a estudar primeiro os primórdios das civilizações, os Mitos e os Arquétipos da mente humana e depois a PSICANÁLISE.
Comecei também a fazer minha análise pessoal, e na época, meu analista me disse: “ Tire o bom do ruim ”.
Aquela frase, clareou minha ideias, fiquei convicto que aquela mágoa havia acontecido para me empurrar para algo bom, um caminho de crescimento, evolução.
Nunca mais parei com a análise pessoal e nem me desliguei da vida acadêmica, me sinto realizado e quando penso no ocorrido, não só não tenho mágoa do ocorrido como até penso: Porque aquilo não ocorreu antes?
Quando penso naquela pessoa, sou-lhe agradecido, ele foi o estopim para grandes mudanças em minha vida.
Lembrei-me do Lair Ribeiro que disse:
“Perdoar é antes de tudo uma questão de inteligência”.
Concordo, então digo à leitora:
Deixe os fatos ocorridos no passado que lhe foram desagradáveis, que lá fiquem, não pense neles, não fique remoendo, quando um pensamento negativo aparecer na tela de sua mente, troque-o imediatamente por outro agradável e construtivo, pense que a pessoa pela qual você se sentiu ofendida pode ter alguma parcela de razão, então:
TIRE O BOM DO RUIM, e aproveite a chance para crescer ainda mais.
Lembrei-me do Prof. Ken O’ Donnel que disse:
“Bem vindo os ofensores pois são setas apontando novos caminhos”.
O autor é Psicanalista e possui Especializações em: Mitologias (Cefas), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. Psicanalítica de Campinas).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.