Anos atrás a TV americana lançou um programa chamado: In Treatment (em tratamento), apresentava o consultório de um Psicanalista e o profissional trabalhando, eram sessões semanais de cada paciente.
Agora, no Brasil, estão lançando a mesma ideia, o evento chama-se: Sessão de Terapia, direção do extraordinário Selton Mello, apresentado pela GNT.
Nossa sociedade pós-moderna tem apresentado múltiplas formas de sofrimento da psiquê humana, além das há tempos conhecidas, atualmente existe uma sensação de irrealidade, de futilidade cotidiana, crises de identidade e perda de sentido da vida.
Estamos sentindo-nos como egocêntricos, inseguros, superficiais e desmotivados.
As relações parecem ser fúteis e efêmeras, e uma das principais ilusões é o “CONSUMO”, onde o tipo e a marca do produto confere ao proprietário a sua identidade, Pondé , filósofo contemporâneo disse: “Somos, as marcas que usamos, a praia e os restaurantes que frequentamos e viagens que fazemos”. Alguns acrescentariam os carros, celulares, artigos eletrônicos , etc......
Na revista da Livraria Cultura, com o título: “Comportamento” saiu algo assim:
“Desejo, espetáculo, narcisismo? A grande parte dos usuários das mídias sociais está menos preocupada com a interação do que em aparecer perante o seu grupo de determinada maneira, de sinalizar que está feliz sem necessariamente estar, entre outros comportamentos, focados na IMAGEM que a pessoa constrói de si-mesma, um jogo de faz de conta, um blefe”.
O consumo e o trabalho geraram entre si um circulo vicioso, quanto mais se deseja consumir mais se acelera e aumenta a carga de trabalho.
As pessoas tomam para si valores impostos pela mídia e cultura e vivem uma vida orientada pelo que D.Winnicott chamava de “falso self ”.
Interessante é que ao mesmo tempo, surgem “bolhas de consciência” , pessoas buscando autoconhecimento, relações mais baseadas no “verdadeiro-self”, como por exemplo: “MOVIMENTO DEVAGAR” que foi analisado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o qual se propõe à: “Retomada da auto-consciência (gostos pessoais, singulares, inerentes ao ser) buscando uma VIDA mais equilibrada, com mais tempo livre para diversão, lazer, atividades físicas e artísticas”.
Certo estava o sábio Jacinto Godoy que dizia:
“Devagar é pressa”.
O autor é Psicanalista e possui Especializações em: Mitologias (CEFAS), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), O Desenvolvimento da Existência - Winnicott (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. Psicanalítica de Campinas), Psicoterapia Psicanalítica de Grupo (CEFAS), autor do Livro Lara e Leonora.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.