Diretrizes foram apresentadas pelo Secretário de Defesa Social
Apesar da insistente chuva que caiu na noite da última quarta-feira, 23, o prefeito José Natalino Paganini manteve sua agenda de compromissos e convocou autoridades e a imprensa local para anunciar as medidas de segurança para o Carnaval 2013. O que era para ser também uma visita técnica às novas benfeitorias do Parque Juca Mulato, palco da folia itapirense este ano, se transformou em um ato simbólico na entrada da Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”. Na ocasião, estiveram presentes o Secretário Municipal de Defesa Social Cel. Vanderlei Manoel de Oliveira e todo efetivo da Guarda Civil Municipal, a secretária de Governo Estercita Rogatto Belluomini, o secretário da Fazendo João Batista Bozzi, o secretário de Esportes Luis Domingues e o diretor de Cultura e Turismo Marcelo Dragone Iamarino, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos Sartori, e os demais colegas de legislativa Maurício Casemiro de Lima, Joílson Batista, Dr. Pedro Stringuetti, Juliano Feliciano, Marquinhos de Paula, Dr. Rafael e Carlão Iamarino.
Paganini foi o primeiro a fazer uso da palavra e fez questão de destacar que as novas medidas de segurança passam pela recuperação dos espaços públicos em locais agradáveis e de convívio saudável para a população de bem.
“Começamos pelo Parque Juca Mulato que é o principal cartão postal da nossa cidade e estava totalmente abandonado. A sua recuperação será o símbolo daquilo que estamos propondo a fazer, transformando os espaços hora ocupados por maus elementos, novamente em um espaço familiar, onde o cidadão itapirense possa desfrutar de momentos de lazer com a sua família com a devida segurança”, disse o prefeito.
Já o Cel. Oliveira convocou todo o efetivo da Guarda Municipal a assumir o desafio e corresponder a confiança depositada pelo chefe do Pode Executivo. “Eu tenho certeza que este é um voto de confiança das autoridades e da comunidade itapirense em geral no trabalho que nós pretendemos executar. Nosso desafio é estar presente onde quer que sejamos solicitados. Onde houver concentração de pessoas, a Guarda Municipal estará presente. Esta visualização fará com que a população perceba que existe a preocupação do profissional que trabalha focado exatamente nesta missão, que é fazer com que as pessoas de bem, os pais de família se sintam seguros em ocupar este espaço”, explicou Oliveira.
O comandante da Guarda informou ainda que uma empresa particular de segurança foi contratada para realizar o patrulhamento no interior do Parque durante os quatro dias de festa. Todo o efetivo da Guarda Municipal e da Defesa Civil também estarão à postos. O setor de saúde irá disponibilizar uma ambulância permanente no local.
“Ainda não fechamos o plano de segurança. Na próxima semana, entraremos em contato com o capitão da Polícia Militar para fecharmos esta questão. Só posso adiantar que serão feitas algumas barreiras de contenção, separando à população dos espaço reservados às escolas e blocos”, completou.
Ao final da cerimônia, o comandante perguntou ao batalhão se alguém não estaria disposto a enfrentar este desafio, ao que todos concordaram. Encerrando a cerimônia simbólica, o prefeito José Natalino Paganini agradeceu a presença de todos. “Estamos iniciando uma nova etapa que se diz respeito à segurança da nossa cidade. O parque é nosso! Vamos em frente e bom trabalho a todos”, finalizou o prefeito.
Revitalização
Como parte da estratégia para devolver ao Parque Juca Mulato o “status” de cartão postal da cidade, novas medidas de segurança foram tomadas pela administração municipal, tendo em vista também a realização do Carnaval 2013. Com relação à iluminação do Parque, todos os postinhos foram recuperados: 60 lâmpadas de vapor metálico de 150W, 60 reatores de 150W e 20 soquetes de louça E40 foram substituídos. Além disso, todos os globos de luminárias foram devidamente limpos. Nos grandes postes de pétala, foram substituídas 40 lâmpadas de 400W e 40 reatores de 400W. A escadaria do Parque também recebeu as melhorias. Foram trocadas cinco lâmpadas de vapor metálico de 400W e cinco reatores queimados de 400W.
A Casa da Cultura recebeu 16 lâmpadas e 16 reatores de 150W.
Outras medidas foram tomadas em relação à roçagem, poda de árvores e limpeza de guias, sargetas e bocas de lobo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.