Na manhã desta quinta-feira, o prefeito José Natalino Paganini se reuniu com o Secretário de Defesa Social, Coronel Vanderlei Manoel de Oliveira, para dar as boas-vindas ao novo comandante da Polícia Militar do município, Tenente Carlos Guilherme Cardoso.
O tenente Guilherme foi classificado, termo que significa a efetivação no cargo no município, livrando a cidade do fantasma da transitoriedade, da não fixação do comandante com a comunidade. Em conversa com a nossa reportagem, o tenente revelou ter grande experiência na área de segurança de rotina e grandes eventos, e revelou grande afinidade com o Coronel Vanderlei, que o teve como comandante, enquanto estava na ativa.
Surpreendido com a chegada à cidade às vésperas de uma manifestação programada para o centro da cidade, neste sábado, o Tenente Guilherme mostrou ter grande experiência na área de segurança nas grandes concentrações, coordenando eventos de porte como o Rodeio de Jaguariúna e estádios lotados dos campeonatos de futebol: “A nossa tarefa é assegurar o direito constitucional dos manifestantes e inibir a ação de possíveis baderneiros, alheios ao objetivo pacífico dos protestos.” O tenente manifestou ter conhecimento dos rumos do movimento na cidade e entende que não há motivos para preocupação, pois são pessoas com vínculos com a comunidade, que querem extravasar seus desejos para um país melhor. “O nosso trabalho é garantir a eles, espaço, segurança e liberdade de expressão. Não acredito que tenhamos problemas maiores.” O coronel Vanderlei fez coro às palavras do tenente e garantiu que a Guarda Municipal está imbuída do mesmo sentimento.
Mas a grande notícia que vem com o anuncio da classificação do Tenente Guilherme Cardoso está no cuidado com a segurança do município, que hoje atinge níveis preocupantes, que passará a contar com a forte experiência do novo comandante. Outro ponto positivo é que apesar das atribuições diferenciadas de cada corporação, em função da amizade antiga que une os dois comandantes, PM e GM, será possível a implementar de planos de segurança sincronizados.
Para o prefeito Paganini, a chegada do um comandante classificado e trabalho unificado entre a polícia militar e municipal faz parte do plano de governo que lançou quando era candidato e acredita que mais um importante passo foi dado para melhorar a segurança no município, associado ao já inaugurado sistema de patrulhamento rural e a abertura do posto de Barão Ataliba Nogueira.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.