Já estão em andamento os entendimentos iniciados pelo prefeito José Natalino Paganini e pelo deputado Barros Munhoz para que Itapira possa contar, em breve, com o fornecimento de gás natural feito pela Comgás – Companhia de Gás do Estado de São Paulo. A medida poderá alterar substancialmente a economia itapirense, com reflexos diretos na atração de novas indústrias e na redução de custos das empresas já instaladas que utilizam fontes de calor na sua produção. Ao mesmo tempo, o gás natural também auxiliará as famílias do município a diminuírem seus gastos mensais, pois ele é um combustível mais barato que o gás liquefeito de petróleo hoje extensamente consumido nas residências.
Para dar andamento ao projeto, Paganini recebeu na manhã desta sexta-feira, 18, ao lado do deputado Barros Munhoz, parte da diretoria da Comgás. Estiveram em Itapira o superintendente de vendas e expansão, Roberto Zanella; o diretor de relações institucionais, Antonio Henrique Costa Gross; o diretor Carlos Eduardo de Freitas Bréscia, e a gerente de distribuição, Flávia Gonçalves. Estiveram presentes ainda o vereador Maurício Lima; o secretário municipal de Planejamento Urbano e presidente do Saae, José Armando Mantuan; a secretária de Governo, Estercita Rogatto Belluomini, e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Augusto Lopes Pinheiro.
De acordo com os estudos que estão sendo feitos, a Comgás, que hoje tem uma área de concessão de 177 municípios, poderá ampliar seus investimentos, hoje na ordem de R$ 800 milhões ao ano, para implantar um ramal de gás natural até Itapira. Com isso, ela poderá atender indústrias e consumidores residenciais com fornecimento ininterrupto de gás natural proveniente de Santos, de Campos de Goytacazes e da Bolívia.
Para Paganini, a vinda da Comgás a Itapira representará um enorme impacto para os destinos da cidade. “Hoje não se fala mais em instalação de novas empresas sem se falar em gás natural. As duas coisas estão intimamente ligadas, pois esta é uma energia limpa e é, sem dúvida, aquela que estará presente em nosso futuro”, afirmou. Para o deputado Barros Munhoz, a chegada da Comgás a Itapira terá ainda alcance regional. “Chegando a Itapira, o ramal possibilitará ao atendimento de cidades como Lindoia, Águas de Lindoia e Serra Negra, entre outras”, afirmou.
Nas próximas semanas, a diretoria da Comgás deverá estar novamente em Itapira para um encontro com o empresariado local. Zanella informou que deverá ser organizada uma reunião para uma apresentação mais ampla do projeto e de suas vantagens para empresas e consumidores residenciais.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.