Iniciada em 03 de dezembro de 2013, a intervenção do município na UIPA (união Internacional de Proteção aos Animais de Itapira) foi oficialmente encerrada pelo prefeito José Natalino Paganini nesta quinta-feira. Neste período, a entidade, que acolhe principalmente cães e gatos em situação de risco, entre outros animais, iniciou seu processo de reestruturação, com a adoção de medidas que melhoraram sua atuação e que, agora, permitem que ela volte a ser gerida integralmente pela sociedade civil.
A decisão sobre o final da intervenção aconteceu logo após a entrega ao prefeito, pela comissão interventora, também nesta quinta-feira, de um relatório final sobre as ações na ONG neste período. O próprio relatório sugeria o final da intervenção.
No período em que a entidade foi administrada pela comissão, diversas atividades contribuíram para uma melhor atuação. Entre estas, houve significativo avanço na estrutura física, que fora encontrada em estado precário, e também no atendimento veterinário aos animais. Além disto, neste mesmo período a UIPA recebeu do município uma área às margens da rodovia Itapira-Mogi Guaçu para a construção de uma nova sede, com canis e salas de atendimento. O projeto deverá ter sequência agora pela nova diretoria da instituição, cuja eleição também foi homologada pelo prefeito nesta quinta-feira.
Ao comentar o final da intervenção, o prefeito lembrou que esta atitude é um mecanismo que os municípios detêm para preservar investimentos públicos em entidades com as quais mantêm parceria e, principalmente, para solucionar situações de risco nas instituições. Assim, através de uma medida emergencial, consegue-se restaurar as condições de administração da instituições, restituindo-as ao controle da sociedade civil no menor prazo possível.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.