Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Novembro de 2024
Notícia
20/06/2013 | Paganini exonera Dado Boretti da presidência do SAAE

 
O prefeito José Natalino Paganini anunciou na manhã desta quinta-feira a exoneração do presidente do SAAE, Antonio Eduardo Boretti. O ato formal de exoneração será assinado ainda hoje e a partir de amanhã, sexta-feira, a autarquia passará a ser comandada, interinamente, pelo secretário de planejamento urbano e obras, José Armando Mantuan.
 
Dado Boretti exerceu a presidência do SAAE no governo de Toninho Bellini até março de 2012 quando o Partido Comunista do Brasil, depois de se retirar do Novo Tempo, aderiu à candidatura de José Natalino Paganini, sendo indicado para figurar a chapa majoritária como vice-prefeito. No acordo partidário, a cota do PCdoB ficou com a presidência do SAAE e a Secretaria de Esportes e Lazer. Paganini eleito, Dado Boretti assumiu o SAAE e José Luiz Domingues, a SEL.
 
Paganini relatou que em reunião acontecida no mês de março, deste ano, determinou que o SAAE cumprisse, a partir de abril, a promessa de campanha ampliando o consumo mínimo, de 10 para 15 metros cúbicos. Esclareceu que com relação ao reajuste, a determinação foi de realinhar os preços praticados até o mês de março de 2012 em 10%. Mas, para a surpresa do prefeito, assim que os munícipes começaram a receber as contas, os micros, pequenos e médios empresários começaram a questionar o valor da conta denunciando aumentos superiores a 120%. Contou, ainda, que muitos empresários apoiadores da sua candidatura manifestaram traição com o aumento exorbitante. Imediatamente, Dado Boretti foi convocado para uma reunião de esclarecimento. Num primeiro momento, Dado tentou justificar as medidas do ponto de vista técnico, visando a manutenção do equilíbrio financeiro da autarquia. Paganini, não convencido, entendendo que o setor produtivo da cidade não poderia ser onerado por conta de uma decisão política de aumentar o consumo mínimo, pediu que novos estudos fossem realizados e que se fizesse o realinhamento nos termos aprovados nas reuniões preliminares. Em maio, as tarifas do comércio e da indústria foram reduzidas, mas manteve o aumento do consumo mínimo de 10 para 15 metros cúbicos. Foi determinado, também, que os valores cobrados a mais deveriam ser devolvidos ou compensados imediatamente.
 
As primeiras desavenças políticas nasceram a partir da efetivação das medidas sem a aprovação final do prefeito. “Ele não se reuniu comigo, emitiu os carnês, a gente achando que estava ganhando a simpatia de todos pelo cumprimento de uma promessa, tão rapidamente, e o que aconteceu, insatisfação geral.”, desabafou Paganini. “O pior é que nós começamos a sentir, depois, da reunião que definiu a revisão dos valores, a demonstração de resistência do presidente do SAAE em devolver imediatamente os pagamentos a maior, alegando dificuldade no sistema, propondo a devolução só para o mês de setembro.”, concluiu.
 
Diante do entrave, em conversa mantida com Dado Boretti, na noite desta quarta-feira, Paganini colocou que dois assuntos eram imperiosos, um de natureza administrativa e outro de cunho político. “Em relação à questão da presidência do SAAE, como prefeito não posso titubear, a partir deste momento você não é mais presidente. Quanto à questão política, ela foge da nossa alçada, caberá às lideranças partidárias ligadas aos partidos que integram o nosso governo acomodarem os eventuais reflexos da exoneração.” Sobre o futuro político de Dado Boretti, Paganini não quis adiantar nada, disse apenas que continuará sendo o seu vice, pois foi eleito para esse cargo.
 
Paganini, depois de anunciar o nome de José Armando como presidente interino informou que já está buscando um novo nome para ocupar a presidência do SAAE em caráter definitivo.
 
Ao ser questionado se a medida foi tomada em função das manifestações, Paganini disse que esse processo vinha se complicando desde o início de maio, tudo foi feito para acomodar politicamente o grupo, mas acabou chegando ao ponto de insustentabilidade. “Nada a ver com a manifestação, mera coincidência.”, esclareceu.  

 

A reportagem do PCI e do jornal A Cidade tentou conversar com Dado Boretti, mas retornou informando que só se manifestará depois de conversar com o partido, PCdoB.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
13 comentários
22/07/2013 11:07:13 | Anselmo Momesso
Vocês não sabe o que dizem se o paganini tirou dado e porque ele tinha motivos e a respeito do totonho não critique vcs nem conhece a historia de itapira se é o que e hoje é porque teve um prefeito competente que hoje é um grande deputado
21/06/2013 12:06:27 | Ana Cristina
Puro jogo politico do munhoz. quem viver verá.
21/06/2013 07:06:02 | Acorda Paganini !!!
Paganini tem mais coisas que você não vem sendo cumprindo, na educaÇÃo é uma vergonha os professores ganharem menos do que ganhavam na gestão bellini. qual a justificativa? pagar os altos salários dos secretários, etc?
20/06/2013 21:06:35 | Jose Luis
Sabesp a vista
20/06/2013 20:06:54 | Bob Esponja
Esse dado boretti traiu uma amizade de mais de 40 anos com toninho bellini, se bandeando para o lado do totonho, agora jÁ aprontou novamente.
20/06/2013 19:06:32 | Sandra Moggi
O dado saiu pra dar lugar a outro cabide, e a agua aumentou, nao baixou nada. fica ai a minha indignaçao. encontraremos no sabado. povo na rua ja.
20/06/2013 19:06:32 | Sandra Moggi
Ele tirou o dado, pra colocar outro cabide, acorda itapira, e a agua subiu o triplo. quero ver ele tirar o dado de vice prefeito.......
20/06/2013 18:06:01 | Má
Chora dado!
20/06/2013 17:06:26 | Adriana Helena
O prefeito paganini tomou a decisão certa em tirar o dado da pres.do saae,um absurdo o aumento que foi cobrado ,parabens pela decisão tomada
20/06/2013 15:06:55 | Mário
Devemos pagar somente o consumo real e não o minimo, pois tem gente que não atinge o minimo e sabendo que tem de pagar eles acabam esperdiçando agua tratada. está na hora de mudar.
20/06/2013 15:06:36 | Mário
Se for verdade conforme reportagem acredito que o prefeito tomou a atitude certa. mas aproveitando a questão saae, deveriamos somente pagar a conta de agua pelo consumo real, pois se sabe que tem de pagar o minimo irão consumir alem do necessario.
20/06/2013 14:06:14 | Jose Luiz
Como fica a confiança se o vice dado boretti precisar assumir a prefeitura...ficou claro que paganini não confia e não comunga com as ideias do vice.
20/06/2013 12:06:38 | Ele Merece....
....pois traiu seu ex-grupo politico e o atual com este aumento absurdo de Água. quem colhe planta nÉ dado, ainda mais vc do pcdob, partido que atualmente defende o socialismo!
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1047 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções