Um encontro realizado auditório da ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) na noite de quinta-feira, 07, reuniu representantes dos diversos Conselhos Municipais, representantes da sociedade civil e colaboradores de primeiro e segundo escalões da administração municipal para apresentação das propostas elaboradas a partir do processo de capacitação que os conselheiros passaram a ter a partir do final do primeiro semestre deste ano. Intitulado “Diálogo entre Sociedade e Governo”, o evento contou com a participação do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e da primeira-dama Sônia Maria Marques Paganini.
A atividade surpreendeu pelo número de participantes. Praticamente todos os assentos do anfiteatro estavam tomados. O encontro teve ainda o mérito de demonstrar que a despeito do comportamento quase sempre omisso da maioria das pessoas com relação a temas diversos que lhe dizem respeito, existem pessoas dispostas a doar um pouco de seu tempo para se dedicar a causas coletivas.
Cumpriu as funções de apresentadora e mediadora a doutora em Enfermagem, Celene Ferrari Audi, que integra o Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher. Ela falou de seu entusiasmo com os desdobramentos da iniciativa sobretudo no que se refere ao exercício da transparência pública. Ela disse que enxerga no fortalecimento da sociedade organizada uma forma legítima de expressão, reivindicação e encaminhamento de pleitos aos poderes públicos constituídos.
A educadora Leticia Maria de Lima, que atua no SENAC e tem se destacado também na organização da Rede Social, integra o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e considera que o processo de capacitação tem produzido um efeito prático bastante desejável que é segundo ela “animar dos demais”, ou seja, aqueles conselhos que ainda se mostram inativos podem passar a ter uma participação mais efetiva. Ela calcula que na cidade existam atualmente cerca de 20 conselhos registrados.
Na reunião de quinta-feira pelo menos representantes de outros três garantiram que o processo de criação e estruturação tem avançado. Ela anuncia a realização para o dia 06de fevereiro de um segundo encontro municipal dos conselheiros.
Eliana Assugeni Sobreiro Dias, secretária de Promoção Social, lembrou que foi importante a criação de um espaço
voltadopara a aglutinação dos Conselhos, a sala de reunião contígua à Secretaria. “Este espaço acabou tendo também o mérito em permitir que os diversos conselheiros trocassem experiências e fossem amadurecendo a própria idéia de participação. Foi importante este processo do conselheiro se fazer conhecido e reconhecido”, explanou. Disse ainda que este processo de amadurecimento tem que ter continuidade. “Se depender de mim não iremos parar por aqui”, prometeu.
Atento
Na platéia, Paganini ouviu atentamente um a um os representantes chamados para falar dos pontos que listaram para que sejam adotadas medidas efetivas para o atendimento de programas que beneficiem as respectivas áreas de atuação. Ao final do encontro,quando teve a palavra, o prefeito disse que ele e sua equipe farão tudo o que estiver ao seu alcance para o fortalecimento dos Conselhos Municipais, prometendo não medir esforços para que os pleitos apresentados sejam atendidos. “Hoje não existe mais aquele conceito de que o ‘eu’ tudo pode e tudo resolve. Hoje precisamos dizer, ‘nós’ resolvemos. O trabalho em equipe é cada vez mais fundamental e a atuação dos nossos conselhos vem mais uma vez reforçar esta convicção pessoal que sempre trouxe comigo em minha vida pessoal, empresarial e agora mais do que nunca como agente público”, estabeleceu.