Apesar de ser celebrada apenas no próximo dia 5 de abril, a Páscoa começa a dar seus primeiros sinais nos supermercados e no catálogo de produtos das doceiras autônomas da cidade. Desde antes do Carnaval os primeiros ovos de chocolate começaram a ser expostos nas lojas e divulgados amplamente pelas redes sociais, chamando a atenção dos consumidores.
A autônoma Tatiana Fernanda Nucci, 36 anos, assume que a venda de ovos está muito antecipada, mas não deixou de aproveitar o momento para repetir o sucesso que seus produtos caseiros fizeram em 2014. Ela conta que desde o início do mês iniciou a divulgação dos mini ovos recheados e já vendeu mais de 150 embalagens. “Cerca de um mês antes da Páscoa do ano passado começaram a se popularizar os ovos de colher, mas que eram grandes, com um único recheio e caros. Eu tinha formas pequenas de ovos e foi quando surgiu a ideia de elaborar esses kits com dois ovos e recheios diferentes para que os consumidores pudessem saciar sua vontade desse novo produto sem pagar caro e enjoar do sabor”, conta. No período, ela conseguiu comercializar cerca de 250 embalagens e espera crescimento de 100% em 2015. “A divulgação pelo Facebook e o boca-a-boca me ajudam muito. Além disso, acho que a apresentação e o capricho também contam, pois as pessoas comem pelos olhos. Foi por isso que pensei em colocar a colher de chocolate no kit, afinal se o ovo é de colher, porque não comer esse talher?”, brincou.
Pela primeira vez no ramo dos chocolates e dos ovos gourmet, Carina Nunes, 29 anos, também vem se surpreendendo com o sucesso de vendas dos seus produtos caseiros. Com ampla opções de recheios e decorações de encher os olhos, ela também vem se destacando pelas redes sociais e já começou a pegar encomendas para o domingo de Páscoa. “Em pouco menos de duas semanas vendi 70 mini ovos. Sinceramente, nunca vi uma procura tão grande e essa é minha primeira experiência com essas especiarias”, disse a cozinheira. Ela relata que devido ao sucesso dos produtos, muitos consumidores já começaram a fazer os pedidos de ovos de colher em tamanhos maiores para a comemoração da data e atribui o sucesso instantâneo aos sabores diferenciados, delicadeza da decoração e bom preço. “Gosto sempre de inovar. Procuro fazer recheios diferentes e oferecer preço bom para conquistar as pessoas pelo paladar e no bolso”, diz Carina, quie também é especializada em bolos gelados e tortas doces e salgadas.
Tatiane e Carina relataram que em suas primeiras compras não notaram aumento nos preços das matérias primas, o que tem garantido o baixo custo. Com o retorno e a satisfação do cliente percebidos logo em seguida da entrega dos ovos, as duas autônomas esperam que a aproximação da Páscoa faça crescer ainda mais o número de consumidores e de encomendas. “Chocolate todo mundo gosta”, disse Carina. “É bonito, saboroso e diferente”, define Tatiana.
SUPERMERCADOS
Com o mercado dos ovos de Páscoa caseiros em ascensão, as grandes empresas alimentícias iniciaram um amplo trabalho de marketing junto aos diversos tipos de mídia para atrair seus consumidores fiéis. De acordo com Luis Carlos Maciel, gerente de Compras do Supermercado Rofatto, os clássicos e os que acompanham brindes e brinquedos são os que têm mais saída durante todo o período e a expectativa é que as vendas tenham um aumento de 10% em relação ao ano passado. Ele explica que a antecipação da exposição dos produtos é uma estratégia utilizada pelas empresas para ampliar o volume de consumo, mas que a grande demanda, que corresponde a cerca de 70%, ocorre principalmente nos três dias que antecedem a Páscoa. “Sobre os preços, o aumento deve ser de 3% a 10% em r elação ao praticado ano passado. Os clientes dos ovos caseiros estão crescendo, mas os fornecedores dos produtos industrializados estão trabalhando forte com mídias em televisão, rádio, jornal, revistas, outdoors e promotores nas lojas para divulgação de seus produtos”, afirmou
Carina Nunes se surpreendeu com grande procura pelos ovos de chocolate
Desde o ano passado, Tatiana Nucci faz sucesso com mini ovos recheados
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