O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI), sediou na manhã desta terça-feira, 26, uma palestra sobre Responsabilidade Social e Leis de Incentivos Fiscais.
Na ocasião, o sócio diretor da empresa Direção Cultural, Antoine Kolokathis, falou para um público de aproximadamente 15 pessoas. Durante a explanação, que durou cerca de uma hora, Kolokathis discorreu sobre as principais formas de incentivo à cultura e ao esporte através das chamadas “leis de incentivos”, ou seja, detalhou quais os caminhos a serem percorridos tanto por empresas quanto por pessoas físicas que desejam patrocinar a cultura e o esporte através da renúncia fiscal, destinando parte de suas contribuições para o financiamento da arte, da cultura, dos esportes, meio ambiente ou mesmo de projetos que envolvam crianças e adolescentes. Leis como a Lei Rouanet, por exemplo, onde 4% do Imposto de Renda podem ser destinados para projetos em diversas áreas, como Artes Cênicas, Literatura, Música Erudita, Artes Visuais, Produções Cinematográficas e Preservação do Patrimônio Cultural, ou como o Programa de Ação Cultural (PROAC), que oferece à empresa contribuinte de ICMS a oportunidade de patrocinar a produção artística e cultural de São Paulo, sem gerar custos extras para a empresa e patrocinando projetos credenciados pela Secretaria de Estado da Cultura.
Vale destacar que a Direção Cultura é uma empresa com sede em Campinas responsável pela produção de dezenas de projetos culturais e artísticos aprovados e que podem ser patrocinados através de leis de incentivo fiscal, como por exemplo, o Espetáculo Clássicos em Cena, que os itapirenses tiveram o privilégio de acompanhar em 2010 e 2011, projeto este patrocinado na ocasião pela Penha S/A.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.