Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Janeiro de 2025
Notícia
05/11/2014 | Palestra na Casa da Agricultura abordou temas relacionados à pecuária

  

 Por iniciativa da Casa da Agricultura de Itapira, foi realizada na noite de quinta-feira,30, uma pa­lestra que reuniu cerca de 30 pecuaristas, técnicos e autoridades do setor agropecuário. Na pauta do encontro dois assuntos importantes e de certa forma inter-relacionados, a Hipocalcemia e o Ciclo Hidrológico de Água.

Coube á médica veteri­nária Fernanda Baptistela, do quadro de técnicos da Bayer do Brasil e radica­da em Araras, falar sobre Hiocalcemia, com apoio dos colegas Sandro Belli e Benedito Gardinalli Junior, da CATI. A Hipocalcemia é uma patologia que afeta vacas e bezerros exata­mente por causa da falta de cálcio no organismo, provocando debilitação da matriz com consequente debilitação do feto.

As principais causas da degeneração são a falta de sal (cloreto de potássio) e sais minerais. A ausência do calcário nas pastagens foi apontada como uma das origens do problema. “A falta destes nutrientes leva também à diminuição da produtividade do leite”, enfatizou a palestrante. O prolongado período de estiagem faz com que a si­tuação se torne ainda mais preocupante segundo os técnicos, já que afetando as pastagens, torna impro­vável a obtenção dos sais minerais. Por isso foi suge­rida uma ação no sentido de garantir suplementação alimentar por parte dos proprietários.

Água

Ivo Marcos Peres Faria , engenheiro chefe da Casa da Agricultura, abordou a questão do Ciclo Hidrológi­co. Ele disse que escolheu propositalmente o tema devido à forte estiagem. Segundo seu argumento é importante melhorar o nível de consciências dos proprietários para que adotem medidas já bastante preconizadas, como é o caso da cons­trução de curva de nível em suas propriedades, para evitar que a água da chuva se infiltre no solo e mais ainda: que assoreie os cursos de água existen­tes. “Tomando as medidas corretas, os proprietários estarão contribuindo para o processo de manutenção das minas, que por sua vez atuam na formação das nascentes, estas na formação dos cursos de água, um ciclo virtuoso da natureza que o próprio ser humano vem cuidando de exterminar”, alertou.

Faria contextualizou seu raciocínio abordan­do também os efeitos devastadores que a seca prolongada vai ocasio­nar à economia brasileira como um todo. “Existe uma preocupação muito grande no sentido de que esteja em curso uma alteração mais signifi­cativa das condições climáticas no planeta. Temos que estar mui­to atentos a isso tudo que vem ocorrendo”, sugeriu

Gardinalli Junior, Ivo e Sandro Belli, três dos técnicos da Secretaria de Agricultura mpenhados em trazer informações valiosas aos pecuaristas e agricultores locais

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1154 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções