Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
10/08/2015 | Palestras no Jovem em Ação reforçam nos aprendizes importância da entidade

 A entidade Jovem em Ação promoveu no final de agosto um ciclo de palestras cujo principal objetivo foi o de reforçar dentro da própria clientela atendida a importância de se valorizar as iniciativas ali gestadas em favor da inclusão de aprendizes no mercado de trabalho. Para falar sobre o assunto, foi convidado o Enfermeiro e Psicopedagogo Paulo Preto. Ele agendou três encontros consecutivos durante o período noturno nos dias 28, 29 e 30 de julho, no auditório do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira).

 
Na terça-feira, 28, ele manteve um encontro com cerca de 250 aprendizes, e usou de sua expertise para demonstrar a importância social que uma entidade como o Jovem em Ação possui para a comunidade local. “Quando planejamos a participação do Paulo (Preto) imaginávamos exatamente usufruir do conhecimento de praticamente duas décadas de atividades profissionais com o público juvenil que ele possui”, enfatizou a coordenadora pedagógica do Jovem em Ação, Fabiele Dorta.
 
Segundo ela, a direção do Jovem em Ação detectou uma espécie de indiferença em muitos jovens com relação às exigências para o processo de aprendizagem levado a cabo pela entidade. “Estar afinado com a exigência da grade curricular, métodos de trabalho e treinamentos aplicados é o mínimo que esperamos exigir dos jovens que são assistidos pelo nosso projeto. Portanto achamos que era oportuno colocar esta discussão na ordem do dia”, especificou a coordenadora.
Família
 
No dia 29 as atividades foram feitas exclusivamente com os pais, também com o mesmo propósito. “Sem o engajamento dos pais fica mais difícil fortalecer este elo com a entidade. Fizemos entender a eles esta situação e que contamos com sua ajuda”, disse Fabiele.
 
Para encerrar a programação, no dia 30, foram reunidos novamente os aprendizes para participação numa espécie de atividade interativa onde eram estimulados a apresentar sua visão de mundo e suas aspirações com relação ao futuro. Segundo Fabiele, esta dinâmica envolvendo os jovens trouxe resultados expressivos do ponto de vista comportamental. “A gente percebeu que os jovens nesta faixa etária estão cada vez mais afastados de Deus. Existe um culto muito expressivo à frivolidade de uma maneira geral. Neste sentido , a participação do nosso convidado foi muito oportuna para mostrar aos nossos aprendizes o outro lado da mesma moeda, ou seja, que para vencer na vida precisamos nos esforçar, aprender de forma continuada, respeitar os amigos e a família e acima de tudo nos espelhamos em exemplos que possam acrescentar coisas positivas em nossas vidas. Em síntese é esse o ensinamento que esperamos que eles tenham assimilado. Nossa intenção foi a de plantar uma sementinha”, resumiu.
 
No dia do encerramento os jovens puderam ainda participar de um jogo de palavras que dava direito ao sorteio de vários brindes, entre os quais, uma bicicleta
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1734 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções