O novo primeiro-ministro da Grécia, Lucas Papademos, reúne-se hoje (21) com os presidentes da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para negociar a liberação da última parcela do empréstimo solicitado pelos gregos para o pagamento de sua dívida. O valor dessa parcela do empréstimo é de US$ 157 milhões.
Papademos se prepara para informar a Rompuy que a Grécia vai se responsabilizar por aprovar um plano de austeridade e atender às exigências da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Pelas propostas contidas no plano, serão adotados reajustes de impostos e tarifas, cortes nas despesas públicas, incluindo redução de funcionários.
As medidas geram reações na sociedade grega. Vários protestos ocorreram nos últimos dias nas principais cidades do país. As mais distintas categorias profissionais aderiram ao movimento, incluindo os profissionais da área de transportes e taxistas.
Há três dias, Papademos se reuniu com os representantes do FMI e do Banco Central Europeu (BCE), que estiveram em Atenas, a capital grega, para analisar o plano de austeridade. Na primeira semana de dezembro, o orçamento de 2012 será discutido pelo Parlamento da Grécia. A previsão é aprová-lo até o dia 7 do próximo mês.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.