Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O empresário Jorge Gerdau disse hoje (18) que o Ministério dos Transportes é uma das pastas que está passando por melhorias de gestão e dos mecanismos de transparência. Gerdau, que preside a Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, considerou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ligado ao ministério, um "ponto-chave" no trabalho que a câmara está desenvolvendo.
"Estamos entrando e fazendo essa construção no Ministério dos Transportes e, indiscutivelmente, o Dnit é um ponto-chave nesse processo", disse ele. O Ministério do Transportes é um dos alvos de denúncias de corrupção no governo.
Gerdau explicou que a função da câmara que preside, ligada à Presidência da República, não é combater a corrupção no governo. No entanto, a adoção de medidas para dar mais transparência aos atos do governo são eficazes para "tornar os níveis de corrupção mais baixos", disse. O combate à corrupção, para o empresário, "é um processo lento, não há solução de um dia para o outro".
"A nossa função não é, especificamente, trabalhar sobre corrupção, não somos fiscais diretamente desse tema, nossa função essencial é trabalhar metodologias e desenhos de processos que dão condições de transparência tais que aumentam as possibilidades de diminuir a ocorrência de coisas erradas. As experiências de como gerenciar nos dão a possibilidade de trabalhar com alto índice de correção de processos", disse Gerdau, que participou de uma reunião na manhã de hoje com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.