Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
11/10/2013 | Parceria aumenta número de vagas nas creches

 

Foi realizada na tarde desta sexta, 11, na sede do Educandário Nossa Senhora Aparecida, a solenidade de entrega das dependências que passam a acolher a partir de terça-feira, 15, 56 crianças nas modalidades berçário 1 e berçário 2. O Programa denominado Bolsa Creche inaugura na prática uma nova modalidade de gestão administrativa no âmbito das chamadas PPP (Parcerias Público Privadas)que funcionam a partir da destinação de recursos públicos para a que a iniciativa privada assuma serviços normalmente atribuídos ao Poder Público.

A secretária de Educação, Flávia Rossi,preferiu não entrar em detalhes com relação aos valores envolvidos. Ela disse que desde as adequações das instalações, passando pela aquisição de mobiliário e posterior manutenção do atendimento oferecido, tudo foi feito em parceria. Flávia disse que parte destes recursos sairão do repasse feito pelo Governo Federal do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e que o município também entra com uma contrapartida, também sem pormenorizar estes números.
 
Segundo a secretária, haverá um repasse mensal em torno de R$ 300 por criança atendida. Estimativas extra-oficiais dão conta de que o governo estadual gasta com cada menor infrator mantido pela Fundação Casa cerca de R$ 4 mil por mês.
O encontro no Educandário atraiu vereadores, secretários municipais, funcionários de segundo escalação, funcionários e diretores do Educandário, a primeira-dama Sônia Marques Paganini, os ex-prefeitos José Roberto Barros Munhoz e David Moro Filho, além do homenageado, padre Pedro Maia Pastana, que emprestou seu nome para o novo espaço.
 
Pastana atualmente é pároco da Igreja de Bom Jesus, em Monte Alegre do Sul, e permaneceu em Itapira de 2001 a 2009, no comando das Paróquias de Santo Antonio, São Benedito e Nossa Senhora da Penha. “Recebo esta homenagem devido à generosidade da alma dos amigos que tenho aqui em Itapira”, disse.
 
José Roberto do Prado, vice-presidente do Educandário, disse que a parceria é muito bem vinda, destacando as necessidades de caixa para a manutenção dos programas e do Poder Público municipal em atender as crescentes demandas da população. Flávia Rossi fez um breve apanhado da tramitação do programa, relevou a colaboração dos novos parceiros e dirigiu especial agradecimento ao empenho da Câmara em aprovar o projeto.
 
O presidente da Câmara, Carlos Alberto Sartori (PSDB) por sua vez enfatizou a importância do Poder Público usar de imaginação para resolver problemas que afetam diretamente a comunidade mais carente e reafirmou o compromisso do Legislativo em dar apoio a este tipo de iniciativa.
 
O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) foi mais além, lembrando que o expediente das PPP têm como grande mérito permitir que a Prefeitura possa oferecer serviço de primeira qualidade sem onerar ainda mais a folha de pagamento e ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele pediu ca olaboração também de outras entidades para ampliar esse tipo de atendimento.
 
Segundo Flávia Rossi, até abril passado quando o programa começou a ser formatado, 455 crianças estavam aguardando na fila de espera.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1335 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções