Carregando aguarde...
Itapira, 11 de Abril de 2025 16:11:39
Notícia
17/07/2014 | Parceria do IESI com Prefeitura compila dados sobre saúde de estudantes da rede pública municipal

  

 O final do primeiro se­mestre de atividades nas escolas do município trouxe como grande novidade um estudo que envolveu as secretarias municipais de Educação e Saúde, mais o IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) por intermédio do curso de Enfermagem. Denomina­do Projeto Saúde na Es­cola, a parceria avaliou, a partir de junho, dados gerais de saúde de 2.152 estudantes de escolas de ensino fundamental e duas de ensino infantil (Ponte Nova e Cônego Matheus Ruiz Domingues), Izaura da Silva Vieira, Vereador José Francisco Martins, Heitor Soares e Virgolino de Oliveira.

Com ajuda dos profes­sores de Educação Física e acompanhamento das agentes de saúde do mu­nicípio, foram aferidos da­dos como acuidade visual, peso, estatura e atualização da carteira de vacinação. Ao IESI coube a tabulação dos dados.

A enfermei­ra Daniela Sandi Turole, coordenadora do curso de Enfermagem do IESI, disse que mobilizou pra­ticamente todo o efetivo de estudantes do curso de Enfermagem para au­xiliar no trabalho. “É uma atividade que nos propicia interagir de maneira bas­tante positiva com diversos temas que gravitam em torno daquilo que nossos estudantes aprendem em sala de aula”, observou.

Ela lembra que trata-se de mais uma atividade que o instituto celebra junto à comunidade local. Desde setembro do ano passado funciona a Clínica de Saúde onde, acompanhado da disciplina de Fisioterapia, o departamento de enfer­magem presta uma série de atendimentos voltados para a população mais carente. Falando a respeito da tabu­lação final, ela aponta para dados de extrema valia para ações localizadas do setor de saúde. Do total de crianças avaliadas, por exemplo, 287 apresentaram problemas com a visão. Mais impres­sionante ainda é o número de crianças com peso acima do ideal. Foram detectadas 418 com obesidade e 312 com sobrepeso, 730 no total. Numa outra ponta, 39 acusaram baixo peso e também serão objeto de um atendimento específico.

A coordenadora da rede básica de Itapira, enfermeira Deise Cega Fernandes, re­velou que com base nestes dados já está em curso uma mobilização para atendi­mento dos casos detectados foram da normalidade. “O programa saúde da família vai se incumbir do acompa­nhamento destas crianças. Estamos disponibilizando exame da visão mais acurado para determinar as neces­sidades de cada criança e no caso dos problemas de nutrição será feita uma orientação aos pais para que tomem os cuidados neces­sários”, comunicou. Ainda segundo Deise, a Secretaria de Educação já tem um tra­balho de conscientização a respeito da alimentação saudável e vai reforçar as orientações necessárias.

Para este segundo se­mestre serão avaliadas es­timadas outras 2000 mil crianças, predominante­mente de escolas de ensino infantil e até das creches municipais.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1412 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções