Estudantes elegeram Mesa diretora
Os 14 estudantes de escolas do município que fazem parte do projeto Parlamento Jovem tomaram posse na noite de quinta-feira (05) durante uma solenidade na Câmara Municipal de Itapira. O evento, com plenário lotado, durou cerca de duas horas e contou ainda com a votação e eleição da mesa diretora do projeto. O mandato é de 5 de abril a 20 de dezembro.
A solenidade foi comandada pelo Presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), que conduziu os trabalhos até a escolha dos membros da mesa. A partir desta etapa os próprios estudantes realizaram a sessão. Durante a solenidade outros estudantes da cidade realizaram um protesto em relação ao aumento de vereadores. O movimento, com cartazes e sem prejudicar o evento, foi bem recebido pelos vereadores presentes e jovens parlamentares.
Após fazerem o juramento e receberem o diploma, os jovens realizaram a votação. A presidência ficou com o aluno do Anglo Aurélio de Souza Oliveira, que obteve sete votos. A decisão foi apertada, uma vez que a candidata Daniele Emanuelle Aparecida Ribeiro da Etec angariou seis votos. O cargo da vice-presidência ficou com Luan Martins de Freitas da escola Ativa também com sete votos. A 1ª secretária será Isis Bagini da ETEC que também obteve sete votos.
Na votação da 2ª secretária houve empate entre Wagner Moreira Olbi da Fenízio Marchini e Karine Yonezawa do Obejtivo, ambos com cinco votos. Após uma reunião entre os estudantes, ficou acordado que o cargo seria dado à Moreira.
A próxima reunião dos parlamentares será em 3 de maio, na Câmara. Nesta sessão os ‘vereadores’ mirins já poderão apresentar projetos, requerimentos, indicações, etc. Haverá também a escolha das comissões permanentes.
Durante a solenidade os jovens parlamentares tiveram a oportunidade de se apresentar para a população usando a tribuna da Casa. Os discursos foram movidos pela intenção de inserir o jovem na política, assim como dar voz a essa faixa da população, além de agradecerem a oportunidade de se tornarem um representante do povo.
Estiveram presentes os representantes das escolas participantes, Anglo, Ativa, Atuante, Colégio Objetivo, Centro Educacional Sesi 2010, ETEC (Escola Técnica Estadual) João Maria Stevanatto, Escola Estadual Fenízio Marchini e Interativa, além de autoridades.Entre vereadores, além do presidente, marcaram presença o Luis Henrique Ferrarini (PV), Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT) e Carlinhos Sartori (PSDB).
Durante o seu discurso Marques afirmou que o objetivo principal do Projeto é oferecer a oportunidade aos estudantes de exercerem um mandato e sentirem na pele o peso e importância da representatividade. “Se fossemos usar um jargão comum da política sobre ‘quem é o pai da criança’, o Parlamento Jovem teria como filiação o município de Itapira e a democracia, sendo apadrinhado pela cidadania e educação”, frisou.
Mesa Diretora:
Presidente: Aurélio de Souza Oliveira – Anglo
Vice-Presidente: Luan Martins de Freitas - Ativa
1ª Secretária: Isis Bagini - ETEC
2º Secretário: Wagner Moreira Olbi – EE Fenízio Marchini
Parlamentares Jovens:
Danielle Emanuelle Aparecida Ribeiro – ETEC
Gabriel Henrique Pedroso - SESI
Gabriela Sartoratto Rodrigues - Atuante
Janine Bino Pierozzi - SESI
Karine Yonezawa de Mello - Objetivo
Luzia Aparecida Baldini - EE. Fenízio Marchini
Mariana Ramos - Atuante
Matheus Borges Rossi - Ativa
Rafael de Andrade Sabadini - Interativa
Rafael Yonezawa de Mello - Objetivo
Presidente: Aurélio de Souza Oliveira – Anglo