Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Janeiro de 2025
Notícia
10/02/2014 | Paróquia de Nossa Senhora da Penha planeja reforma nas instalações elétricas

 

Depois da recente ce­rimônia de inauguração das reformas realizadas no telhado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha no dia 16 de janeiro, o pároco Padre João Gonçalves da Silva já está debruçado em um novo projeto de reforma, desta feita abrangendo a parte elétrica do prédio e também numa remodelação do sistema de sonorização. Ele disse que estão sen­do analisadas propostas técnicas apresentadas por algumas empresas e com base na análise de custos e do atendimento às necessi­dades atuais dos fiéis, será tomada a decisão sobre o projeto a ser adotado.

“A parte elétrica é muito antiga e já fazia parte do cronograma estabelecido anteriormente cuidar tam­bém deste detalhe. Quando à sonorização trata-se de um imperativo no sentido de se aperfeiçoar o nível de comunicação e entendi­mento das celebrações de forma a beneficiar todo o conjunto dos nossos fiéis”, ressaltou.

Pelo fato dos projetos ainda estarem em fase de análise, padre João pre­fere não fazer projeções quanto aos investimentos necessários. Contudo, faz questão de enfatizar que a exemplo da obra anterior, este novo empreendimento será custeado por ações da comunidade. Adiantou que o custo mensal de manuten­ção das atividades da igreja gira em torno de R$ 18 mil por mês. Portanto, a recei­ta usual vai praticamente toda para esta finalidade e urge, segundo o pároco, o empenho dos fiéis.

A reforma do telhado custou em torno de R$ 180 mil , com substituição de te­lhas, calhas e madeiramento. Iniciadas em julho do ano passado, as obras foram concluídas no final do ano. Padre João, que assumiu a paróquia em 06 de outubro deu encaminhamento ao planejamento inicial.

Polêmica

O pároco fez menção à celeuma criada em torno de uma suposta pretensão a ele atribuída em remover os três corpos que repousam na cripta existente dentro das dependências da Igreja Matriz. Numa visitação ao local, ele expôs seu pensa­mento de que o mesmo não pode servir de depósito de utensílios diversos, como móveis, imagens de santo e até eletrodomésticos. “Expressei minha opinião de que é um desrespeito à memória dos três religiosos aqui sepultados a situação em que se encontra a cripta. Em momento nenhum de­clarei que os restos mortais dos três (cônego Henrique de Moraes Mattos, padre Bernardo Cardoso Araujo e cônego Arthur Barbosa da Guerra Leal) seriam re­movidos ou não. Tenho con­vicção de que precisamos imaginar uma solução que seja respeitosa à memória destes três ex-párocos. Que solução será esta, ainda não tenho a menor idéia. Mas posso garantir que esta decisão será tomada em pleno acordo com aquilo que decidirem os fiéis. Fora isso, tudo não passa de es­peculação”, encerrou.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1155 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções