Esta semana, em parceria com o Portal Cidade de Itapira, tivemos o prazer de entrevistar o técnico da Sociedade Esportiva Itapirense, o Paulinho Ceará. Em uma conversa franca e descontraída, Ceará falou de mais esta passagem pela Esportiva, e também do que espera da próxima fase da Série A3, que começa hoje para a Esportiva em Limeira, contra Internacional.
Paulinho falou sobre assumir a equipe no meio da competição: “eu já havia assistido a três jogos da equipe e já sabia das dificuldades que a Série A3 impõe. O importante foi que em seis partidas conquistamos 13 pontos, fator fundamental para nossa classificação” ponderou.
Quanto a receptividade do elenco, Ceará foi enfático: “sempre agi com profissionalismo, e lógico que os jogadores ficaram temerosos, porém com a conversa e o dia a dia eles puderam perceber que todos teriam espaço, e assim, conseguimos terminar a fase de classificação com 32 pontos, na quarta colocação”.
Perguntado se os jogadores que chegaram junto com ele ao clube foram fundamentais para o crescimento da equipe, o técnico respondeu que nas partidas que assistiu, percebia que a Esportiva era uma equipe forte, mais que precisava aumentar seu poder de marcação e foi isso que ele introduziu com a mudança de esquema de jogo, onde no mínimo sempre cinco jogadores estão postados para defender. Também comentou a importância de ter no elenco alguns jogadores já com uma vasta experiência neste tipo de competição.
Quando questionado sobre o porquê da pouca utilização dos jogadores Bruninho e Billy, Paulinho Ceará foi enfático “quando cheguei recebi um relatório do fisioterapeuta Marcelo, com a condição de cada atleta. O Bruninho se recupera de uma contratura muscular e foi utilizado conforme a necessidade. Já o Bily vinha jogando no sacrifício, por isso decidimos deixá-lo no departamento médico nestas seis rodadas para que ele pudesse se recuperar e nos ser útil nessa fase decisiva. Os dois estarão totalmente liberados para hoje.”
Em relação ao grupo da Esportiva com São Bento, Inter de Limeira e Sertãozinho, o treinador fez a seguinte analise: “São Bento, o líder, a Inter de Limeira vem em uma crescente e o Sertãozinho caiu na tabela, mas mesmo assim conseguiu sua classificação. O que nós queríamos era poder decidir a última partida em casa e vamos fazê-lo, espero já somar pontos contra a Inter no sábado, depois precisamos vencer os dois jogos em casa para chegarmos a sete pontos, se conseguirmos isso, dependeremos de uma vitória na última rodada para garantir o acesso. Mas jogaremos duas partidas fora onde podemos somar pontos. O número ideal para se classificar são 11 ou 12 pontos, mas com 10 podemos entrar.
Para encerrar a entrevista, Paulinho Ceará falou da visita que os jogadores fizeram na última semana a APAE, além do que o torcedor pode esperar da Esportiva nesta fase da Série A3: “primeiro sobre a APAE foi uma experiência maravilhosa, muitas vezes reclamamos por tão pouco e tivemos a oportunidade de ver o que é dificuldade e isso pode nos dá muita força. Com relação às expectativas do torcedor em relação à próxima fase, só posso dizer que estamos cuidando de todos os detalhes, fizemos uma reunião com a diretoria e ajustamos detalhes com relação ao que precisa ser feito para que consigamos o acesso, uma melhor alimentação, descanso, cuidados com nossos atletas, estamos cuidando da parte física e também da parte psicológica, enfim estamos nos cercando de todos os lados para que nada fuja do controle. Por outro lado, moro em Itapira desde 2007 e quero muito dar este presente para cidade em que escolhi par morar. Vamos nos dedicar, vamos em busca do acesso, por isso conto com o apoio da nossa torcida, para que ela possa nos ajudar nesta conquista”, finalizou.