A diretora artística da Cia. de Theatro Paulino Santiago, a atriz Juliana Avancini, implantá mais uma inovação na área pedagógica e artística, o primeiro curso de contação de histórias. O curso será realizado nos dias 24 e 26 deste mês; além de 01,03,15,17,22 e 24 de julho, das 19h30 as 22h00, finalizando o processo no Parque Juca Mulato no dia 03 de agosto, as 14h00, mostrando o resultado da aprendizagem com contações de histórias.
A carga horária é de 30 horas, oferecendo certificado aos participantes. Podem se inscrever eEducadores, estudantes de Pedagogia, pais e público interessado atuante na área. Por meio da integração de diversas linguagens artísticas e do contato com os jogos e desafios presentes nas manifestações populares brasileiras, o curso convida os participantes a experienciar a riqueza da oralidade e a descobrir sua própria forma de contar histórias.
As inscrições já foram abertas e podem ser feitas no Centro de Artes, sede da Cia. Paulino Santiago, que fica na Praça Bernardino de Campos, 164, no Centro, no piso 2 do Centrão. Podem ser feitas das 14h00 as 19h30, as segundas-feiras, e em quartas-feiras das 17h00 as 19h30.
O material usado será de responsabilidade dos inscritos. O investimento é de R$ 160 por pessoa.
A diretora, pedagoga e arte educadora Juliana Avancini também estudou Comunicação Social na PUC Campinas, além de inúmeros cursos na área pedagógica e artística. Coleciona em sua carreira inúmeras oficinas e cursos ligados ao teatro, artes circenses, máscaras, inclusive cursos da Unicamp na área artistica. Atualmente é aluna do Instituto Brincante, em São Paulo, onde está inclusa no curso de Cultura Popular direcionado para arte educadores. O instituto é de propriedade do ator, compositor, músico e bailarino Antonio de Nóbrega. Outra ministrante do curso é a pedagoga Valkíria Machado, formada em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e especialista em educação especial. Trabalha também na área de eventos sociais em parceria com Entidades e publico em geral.
Resolvemos nos unir e ministrar este curso, pois já trabalhamos em parceria com as alunas do Curso de Pedagogia da Faculdade IESI desde 2013, atuando em nossos eventos internos eeventos da Prefeitura.
Precisamos formar e orientar estas professoras as necessidades dos trabalhos, pois atualmenteelas trabalham somente com maquiagerm artística.
O objetivo do curso é fazer com que todos que participarem estejam aptos a trabalhar com esta arte, que nos dias de hoje a demanda da procura é crescente. Formando estas pessoas, estaremos inserindo as mesmas no mercado de trabalho, além de usarem da técnica e da arte nas escolas onde lecionam. As educadoras sairão do curso com os seus objetos de cena e adereços para que possam executar as suas histórias com as respectivas construções realizadas. Dentre o cronograma estão histórias populares e folclóricas, clássicos, envolvimento com objetos reciclados e reaproveitáveis, entre outras.
Nas aulas também estarão inseridas expressões corporais, exercícios de dicção vocal, preparação do ator, rodas cantadas, danças populares, além de noções básicas de maquiagem e figurinos. Além dos convenios que a Cia. tem com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Educação,um novo projeto é começar a formar pessoas com cursos ligados a arte e a área pedagógica.
Cursos
A Cia. ainda tem cinco vagas para interessados de 14 a 17 anos, na área circense. As aulas acontecem as segundas-feiras, das 16h00 as 17h30.
As aulas de dança também estão disponibilizando mais cinco vagas, com horário das 17h00 as 18h30 às quartas-feiras.
As aulas de teatro para o novo espetáculo de final de ano acontecem aos sabados das 13h30 as 17h30, e estão com inscrições abertas. As aulas de dança livre acontecem as quartas e quintas-feiras, das 18h30 as 19h30.
PROJETO PICADEIRO NO CEU (Centro de Esportes e Cultura Unificados)
As aulas de iniciação as artes circenses estão acontecendo todas as segundas-feiras, das 10h00 as 11h30, ministradas pelo arte educador Bruno e a monitora Tais Mariana. Às quartas-feiras, com horário das 13h30 as 15h00, sob coordenação do arte educador André Avancini e monitor Jonathan Andrade.
Aos sábados, das 9h00 as 10h00, a contadora de histórias Isabel Souza é a responsável pelas atividades ludicas do local, dentro do Projeto Era uma vez... Senta que lá vem história.
As aulas dos Projetos da Cia. Paulino Santiago na Praça CEU, no Bairro Istor Luppi e José Tonolli, são gratuitas e recebem o investimento da Empresa Micropack, além das parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.