Com uma nota média final que chegou a 9,056, o Hospital Municipal de Itapira superou, em pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, a maioria dos hospitais públicos de São Paulo, que tiveram uma nota média final de 8,86. O resultado está na última edição da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo, encaminhada à Secretaria de Saúde de Itapira no começo desta semana. Foram avaliados 574 hospitais públicos de São Paulo através de mais de 940 mil cartas enviadas a pacientes que estiveram internados em algum deles.
O resultado da pesquisa foi encaminhado pela própria Secretaria Estadual de Saúde ao município. No ofício que acompanhou os resultados, a Secretaria lembrou que o levantamento é feito exatamente para ser utilizado como ferramenta de gestão dos hospitais públicos.
Para apurar os resultados, a Secretaria Estadual de Saúde busca informações junto a todos os pacientes que estiveram internados nos hospitais públicos do Estado. A coleta é feita após o período de internação para possibilitar uma avaliação mais completa do sistema e também para permitir que a pessoa consultada tenha ampla liberdade de resposta.
Ao todo, foram apresentados nove itens para que os pacientes respondessem, dando nota a cada um deles de 0 a 10. No primeiro item, avaliação da internação, o Hospital Municipal recebeu nota 9,086. No segundo, para informar se houve pagamento de algum serviço prestado, a nota foi 9,923, indicando que o serviço fora totalmente gratuito. O item três, de caráter técnico e interno da pesquisa, avalia o retorno obtido dos pacientes do Hospital Municipal através das cartas enviadas. Neste caso, a nota foi 9,048.
A partir do quarto item, numerado como 4.1, a pesquisa busca saber como os pacientes avaliam cada um dos serviços que compõem a internação. No quesito número 4.1 é pedido que os pacientes avaliem o atendimento prestado pelos médicos. A nota do Hospital Municipal neste item foi 8,934. No quinto item, numerado 4.2, sobre avaliação da enfermagem, a nota obtida foi 9,094. O sexto quesito, de número 5.1, refere-se à estrutura do Hospital, sua conservação e limpeza. Neste caso, a nota foi 8,779. A sinalização dos ambientes foi avaliada no sétimo item, numerado 5.2, em que o Hospital Municipal obteve nota 8,740. Na oitava pergunta, de número 6.1, os pacientes foram convidados a avaliar o horário de visitas. A nota, neste caso, foi 8,673. Finalmente, na nona questão, de número 6.2, a pesquisa buscou uma avaliação do paciente sobre o acolhimento dado no Hospital, em especial em relação às informações dadas sobre sua doença, sobre o tratamento prestado e sobre as orientações na alta. Nesta pergunta, a nota obtida pelo Hospital Municipal foi 8.507.
Com estas notas em cada quesito, a Secretaria Estadual de Saúde fechou a nota média final do Hospital Municipal de Itapira em 9,056. Como a média estadual dos 574 hospitais avaliados ficou em 8,86, o resultado da pesquisa para Itapira foi extremamente positivo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.