Levantamento foi realizado pelo programa ‘Meu Prato Saudável’, do HC e Incor com 15 mil pessoas no último trimestre de 2012
A equipe do Programa "Meu Prato Saudável", iniciativa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Incor (Instituto do Coração), realizou um levantamento em estações do Metrô, no Parque Ibirapuera e no chamado Quadrilátero da Saúde, onde fica o complexo do HC-FMUSP, que alertou para a expansão da obesidade entre os paulistanos.
A pesquisa realizada no último trimestre de 2012, em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, apontou que 29% das pessoas que circulam pela cidade de São Paulo são obesas. A avaliação foi feita em mutirões de promoção da saúde e contou com a participação de 15 mil pessoas (12,1 mil mulheres e 3,9 mil homens).
Ao todo, 19% das pessoas entrevistadas tinham obesidade grau 1 (forma mais leve), 7,2%, obesidade grau 2 e 2,7% tinham a obesidade grau 3 ou obesidade mórbida. O sobrepeso é estabelecido quando o IMC (Índice de Massa Corpórea), relação entre peso e altura, é de 25 até 29,9. A partir de 30 de IMC a pessoa é considerada obesa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.