O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse hoje (5) que ainda aguarda uma definição sobre o posicionamento da Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a proposta de transposição das águas do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira, em São Paulo.
?Vou saber disso amanhã (6) porque nossos técnicos estão aqui há dois dias discutindo com a ANA, com a Aneel, com a ministra Izabella [Teixeira, do MMA]. Vou aguardar o posicionamento deles. Ali é um rio federal, que atende aos três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Se os técnicos chegarem a essa conclusão, eu só tenho a acatar. Claro que não vou deixar nunca o estado do Rio de Janeiro ser prejudicado?, disse.
Mais cedo, o presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que a transposição é possível. Pezão ressaltou que não está brigando com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e que se relaciona ?otimamente? com ele. ?É um rio com regulação federal. Então [temos que] seguir o que determinam os órgãos de controle federal. Quem regula são eles?, disse, ressaltando a importância do Paraíba do Sul para o abastecimento de água da cidade do Rio e região metropolitana.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.