Carregando aguarde...
Itapira, 17 de Janeiro de 2025
Notícia
08/09/2013 | Polícia Militar apresenta dados de agosto

 

 
O comandante da Polícia Militar de Itapira, Tenente Carlos Guilherme Cardoso, convocou a imprensa na manhã de ontem para apresentar os números do mês de agosto. De acordo com ele, o relatório apresentado reflete o bom trabalho realizado pelo efetivo da polícia militar em suas diversas modalidades. 
 
O tenente destacou a extinção do número de furtos de veículos nesse último mês. Dos 14 registrados em julho, nenhum caso aconteceu do dia 1 ao dia 31 de agosto. “Entendemos que é uma situação sazonal e não podemos prometer que esse índice se mantenha zerado. Contudo, todo o nosso planejamento estratégico gerou esse resultado positivo”, declarou.
 
Outro dado positivo foi a redução em 50% nos registros de roubo: foram 11 no mês de agosto contra o dobro em julho. “Esse é um dado expressivo para a atual conjuntura. Além disso, devemos ressaltar que o único roubo de cargas desse mês não ocorreu em estradas itapirenses, apenas foi registrado aqui”, explicou o tenente.
 
O relatório mensal apresentado pelo comandante da PM ainda apontou 12 flagrantes, 10 procurados capturados, 11 atos infracionais e três apreensões de armas. “Estamos mapeando toda situação em relação à criminalidade e comprometidos com a defesa da vida e integridade física ligada à pessoa humana. Com muito esforço, os resultados fluíram de maneira muito positiva”, comemorou Cardoso, que ainda afirmou que realiza o mapeamento semanal de todos os índices registrados para que possam ser debatidos em equipe.
 
Sobre as reuniões operacionais, o comandante destacou a iniciativa dos agentes policiais, que procuram sempre se antecipar e tomar a frente das ações, como o ocorrido na última semana, cujos policiais militares tiveram êxito em capturar os acusados de um dos homicídios dos últimos dias.
 
Em relação às ocorrências de pequenos furtos, tenente Guilherme explicou que a redução também se deu devido à atitude da própria população, que passou a ter mais cuidado. “Casos de furtos de bolsas, objetos em veículos com vidros aberto e celulares deixados em local de fácil acesso podem ser evitados com o auto-policiamento da população. A segurança é dever do estado e responsabilidade de todos”, explicou.
 
Três homicídios em pouco mais de sete dias
 
Três homicídios registrados em menos de uma semana colocaram a população itapirense em alerta. O primeiro caso foi na madrugada do dia 30, quando o ajudante José Antônio Ferreira, mais conhecido como Baiano, veio a falecer por conta de uma tentativa de roubo de bicicleta. O caso ocorreu na Rua Funabashi Tokuji, na Vila Izaura. Segundo o apurado, Baiano estava com uma perfuração causada por uma facada na altura do coração. Ele chegou a ser levado para o Pronto Socorro do Hospital Municipal, mas não resistiu e faleceu.
 
A segunda ocorrência foi na madrugada de domingo passado em um pesqueiro no bairro do Tanquinho. Os policiais militares que atenderam ao caso tomaram conhecimento que o açougueiro João Batista Vieira, 57, havia sido esfaqueado até a morte, levando de dez a vinte golpes de faca nas costas. Além dos golpes na região do abdômen, a mão da vítima também foi duramente atingida, possivelmente na tentativa de defesa. A suspeita é que os acusados tenham ido até o pesqueiro para roubar peixes e na negativa de Vieira, os bandidos o atacaram. 
 
O terceiro crime foi registrado na madrugada de quinta-feira, na Rua Bandeirantes, na Vila Ilze. Os pm’s foram até o local e depararam-se com o cadáver de Paulo Sérgio de Souza, popularmente conhecido como “Serginho Jiló”. As primeiras apurações indicaram que a vítima foi alvejada por sete disparos, sendo dois na cabeça, dois no peito, um na mão direita e dois na perna. 
 
Questionado sobre os três crimes, o comandante da PM alegou que a situação é sazonal. “Já trabalhei em cidades que teve seis homicídios em um só dia”, relatou. Mesmo assim, o tenente Guilherme explicou que um dos casos está sendo investigado, pois apresenta características diferenciadas. “O caso do açougueiro morto no pesqueiro é o que mais me deixa intrigado, mas as investigações estão sendo feitas”, afirmou. Sobre os outros dois crimes, o comandante explicou que há a suspeita de que ambos estejam ligados ao tráfico de drogas no município. “É uma reação à ofensiva da Polícia Militar. Quando começamos a agir e a prender, os bandidos começam a reagir”, explicou.
 
Mesmo assim, o tenente garante que o trabalho de prevenção à criminalidade tem sido feitoe as estratégias de ação são dinâmicas dentro da corporação. “Tudo muda todos os dias, mas o método de agir é sempre pontual”, garantiu.
 
Como parte da estratégia de educação e prevenção, trabalhos em conjunto com diversas esferas da sociedade, como família, escola, igreja, governo, Ministério Público e o Poder Judiciário, estão sendo realizados. “Queremos alinhar toda a sociedade para a mesma visão de segurança e garantir o bem estar da população”.
 
Tenente Guilherme: os bons resultados são frutos de trabalho árduo da corporação
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1000 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções