O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou alerta vermelho em nove distritos do país devido a uma forte agitação marítima. O alerta vermelho é o mais grave e significa situação meteorológica de risco extremo. Há outros seis distritos em alerta laranja, o segundo mais grave na escala.
De acordo com o Instituto, esta situação meteorológica vai dar origem a chuva em todo o território, podendo ser forte e persistente nas regiões Norte e Centro.
Há, ainda, previsão de neve para as localidades acima dos 1.500 metros de altitude hoje. A partir de amanhã (2), a neve deve atingir localidades que estão entre 1.000 e 1.200 metros de altitude.
A partir do final do dia de hoje, o vento vai se intensificar, soprando forte com rajadas até 80 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas.
A partir de amanhã (2) a previsão é de agitação marítima forte em toda a costa Ocidental com o período mais crítico entre o final da tarde e a madrugada de sexta-feira (3). No distrito de Viana do Castelo, por exemplo, que está em alerta vermelho, as ondas podem atingir entre 12 e 14 metros de altura.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-02/portugal-emite-alerta-vermelho-para-forte-agitacao-maritimaMarieta Cazarré ? Correspondente da Agência BrasilComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.