Os municípios do Circuito das Águas Paulista estão elaborando, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisbra), um Plano de Gestão Associada e Integrada de Resíduos Sólidos para as 12 cidades consorciadas em consonância com a Lei Federal nº. 12.305/2010.
Na sexta-feira, 05, o município de Itapira através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira – SAMA realizou a sua pré-conferência municipal no auditório do Instituto de Ensino Superior de Itapira - IESI onde foi discutido as questões que envolvem os resíduos sólidos e a responsabilidade compartilhada entre consumidor, produtor e gestor público.
O evento teve a abertura pelo Secretário da SAMA José Alair de Oliveira agradecendo a participação dos munícipes e retratando a importância deste evento na elaboração participativa no Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos. O evento prosseguiu com o superintendente do Consórcio, Hilário Pifer Junior lembrando da importância da união das cidades para encontrar a melhor solução para o destino de resíduos sólidos e disse acreditar que a região ganha muito trabalhando e discutindo o tema em conjunto. Posteriormente foi realizado uma breve apresentação “Conceitual” - O novo momento para gestão dos resíduos sólidos pela empresa I&T – Gestão de Resíduos.
Em seguida o Biólogo da SAMA – Anderson Martelli apresentou a situação, números dos resíduos sólidos no município de Itapira e no CISBRA de acordo com o diagnostico e as reuniões temáticas realizadas no final de 2012. Após esta apresentação o evento foi aberto para a Coleta de recomendações e sugestões frente aos participantes. Terminado esta etapa foi realizada a eleição dos Delegados Municipais que irão representar Itapira na Conferencia Regional e Estadual, sendo eles o Sr. Anderson Martelli – SAMA, Dr. Rafael Donizete Lopes – Vereador e Mariah Paola de Arruda – Engenheira Ambiental e representante da ASCORSI, os quais manifestaram interesse.
Ao final, José Alair faz o encerramento retratando a importância de orientar a população sobre questões de educação ambiental e o apoio do Consórcio visando à redução do montante de lixo que poderia ser reciclado e que atualmente está indo para os aterros.