Tomate, banana, feijão, algodão e soja tiveram maior recuo
O IqPR (Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista) registrou deflação de 1,9% em outubro. A pesquisa foi realizada pelo IEA-Apta (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Nos últimos 12 meses, a variação está positiva em 9,06%.
Os itens que tiveram maior queda no mês passado foram o tomate para mesa (-68,12%), a banana nanica (-20,44%), o feijão (-5,6%), o algodão (-4,36%) e a soja (-3,33%). O tomate teve redução nos preços devido à recuperação de parte da perda na produção de junho. Já a banana começa a aumentar a produção por causa do calor e da chuva. Além disso, cresce também a oferta de frutas concorrentes, puxando o preço da banana para baixo.
Na outra ponta, os produtos que tiveram maior alta nos preços foram o arroz (14%), a carne suína (11,72%), a laranja para mesa (4,23%), a carne de frango (1,6%) e os ovos (0,67%).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.