Erguido com verbas do governo estadual, obtidas pelo deputado Barros Munhoz, o Centro de Especialidades Médicas da Secretaria Municipal de Saúde está sendo construído ao lado do Hospital Municipal em ritmo acelerado. Dentro de pouco tempo, ele deverá se constituir em importante apoio para a comunidade, funcionando como uma unidade de alto nível voltada especialmente para o atendimento a feridos crônicos, como portadores de pés diabéticos, de escaras e outras enfermidades similares.
O prefeito José Natalino Paganini, que vistoriou as obras nesta semana ao lado da secretária de Saúde, Eliane de Castro, lembra que a construção do CEM criará um novo pólo de atenção à população. “Com o CEM, passaremos a ter dois pólos de fisioterapia e duas farmácias, pois estes setores, que já existem no CAIS “Irmã Angélica", continuarão funcionando também lá normalmente”, afirmou.
O Centro de Especialidades Médicas está recebendo investimentos de aproximadamente R$ 500 mil do governo estadual. O prédio, de 436 metros quadrados, está dividido em dois pavimentos. No pavimento inferior, a Secretaria de Saúde instalará almoxarifado e arquivo. No segundo piso, que fica no mesmo nível da rua e que tem acesso mais facilitado para a população, serão instalados os serviços especializados.
Estarão concentrados no CEM as seguintes especialidades: fisioterapia, ortopedia, fonoaudiologia, clínica vascular e urologia. Além disso, o centro contará com uma sala equipada para pequenas cirurgias. As atividades do CAIS continuarão funcionando normalmente, o que permitirá melhor atenção para todos os itapirenses. Hoje, o CAIS conta com oftalmologia, dermatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, avaliação para cirurgia geral, avaliação para cirurgia ginecológica, farmácia e farmácia de alto custo e psicologia. Também estão instalados lá os setores de Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Sanitária e o Serviço de Controle de Zoonoses.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.