Antecipando-se aos fatos, a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e Cidadania encaminhou ao Ministério Público na terça-feira, 07, primeiro dia de atividade no Fórum local após o recesso de final de ano, denúncia sobre os uniformes escolares encontrados no dia 27 de dezembro em um matagal no município. A denúncia foi feita através de ofício ao Ministério Público, acompanhada de cópia do Boletim de Ocorrência elaborado pela Guarda Municipal na Delegacia de Polícia.
Com a denúncia feita, o Ministério Público poderá, caso entenda adequado, abrir procedimento investigatório para apurar a origem dos uniformes encontrados no matagal. O lote continha cerca de 61 peças de roupa e sua localização foi informada à Guarda Municipal através de denúncia anônima.
Entrega de uniformes
A Secretaria Municipal de Educação informou, ao mesmo tempo, que o aparecimento dos uniformes no matagal não tem relação com os uniformes encontrados em escolas municipais no início do ano passado. “Todas as peças encontradas nas escolas foram relacionadas e encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade para uma eventual distribuição a famílias necessitadas, como parte de um trabalho social”, informou a secretária de Educação, Flávia Rossi.
Estão no Fundo Social de Solidariedade, depois de terem sido catalogadas e higienizadas, 1.352 jaquetas, 125 camisetas, 735 calças e 347 bermudas, além de 300 pares de meias e 119 bonés. São 2.978 peças de roupa destinadas à entrega para famílias carentes de Itapira.
Segundo a Secretaria de Educação, não há outra possibilidade de uso daqueles uniformes, uma vez que as roupas são usadas em conjuntos de calças e jaquetas e de camisetas e bermudas. Porém, as numerações encontradas não permitem a composição de um grande número de pares corretos.
Como os uniformes passaram por alteração neste ano, a secretaria lembra que, ainda que fosse possível formar um número significativo de conjuntos, entregar dois tipos de uniformes aos estudantes poderia gerar situações desagradáveis para os estudantes e suas famílias. Ainda segundo a secretaria, com a alteração dos uniformes, agora fixada em lei, esta situação não se repetirá no futuro.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.