A Prefeitura iniciou na quarta-feira, 23, no CVT Prefeito José Casimiro Rodrigues – através da contratação da empresa especializada Interfaces –, uma consultoria para orientar e colaborar com as entidades assistenciais no tocante à adequação à Resolução 109, de 11 de novembro de 2009, que organiza os serviços socioassistenciais por nível de complexidade.
O evento contou com a presença de 45 pessoas, incluindo representantes de todas as entidades itapirenses. A explanação ficou a cargo de Ada Camolesi, doutora em Serviço Social e diretora do curso na Faculdade Santa Lúcia, de Mogi Mirim.
Conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Promoção Social, que está coordenando o processo, a consultoria terá vários encontros até abril do próximo ano, para que sejam esclarecidos todos os aspectos ligados à Resolução.
“Essa primeira reunião foi muito produtiva. A consultora Ada Camolesi fez abordagens gerais sobre o Suas (Sistema Único da Assistência Social) e enfocou as principais normas e resoluções que norteiam a assistência social, para contextualizar as mudanças que estão ocorrendo e facilitar a compreensão de todo este processo”, destacou a diretora de Promoção Social, Regina Ramil Marella.
Ela frisou que a participação de presidentes e diretores de entidades foi muito importante, lembrando que a implementação das mudanças estabelecidas pela Resolução irá depender muito do apoio e compreensão deles. “Para melhor compreensão dos temas abordados, estabelecemos que os próximos encontros, a partir da semana que vem, acontecerão em grupos menores, especificamente com entidades subdivididas por complexidade e tipo de serviço prestado”, acrescentou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.