Guarda Municipal de Mogi Mirim participa de operação regional
Realizada em conjunto com corporação de outros oito municípios, a ação somou 268 averiguações
Uma operação de segurança que envolveu guardas municipais de nove municípios da região foi realizada no último dia 30, na zona Rural de Conchal. A Guarda Civil Municipal de Mogi Mirim, através da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e do Canil, participou da ação, com seis homens e duas viaturas.
Participaram integrantes das corporações de Araras, Conchal, Leme, Pirassununga, Aguaí, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Engenheiro Coelho e Limeira, totalizando 69 agentes, 24 viaturas, duas motos e três cães farejadores. Pontos de bloqueio foram montados nas principais estradas rurais. As equipes se dividiram em pontos estratégicos da zona Rural.
A formação de um aglomerado das corporações é uma estratégia para fortalecer o combate ao crime, especialmente na zona Rural, onde vem sendo registrados furtos e roubos, principalmente de maquinários, em toda a região.
Durante a operação, foram abordados 102 carros, 27 motos, 10 caminhões, quatro máquinas agrícolas e 268 pessoas foram averiguadas. Não houve registro de ocorrências ou apreensões. “A própria presença ostensiva de homens e viaturas das Guardas Civis Municipais inibe a atuação dos criminosos”, analisa o Comandante da GCM José Cassimiro de Souza Camargo, que liderou a corporação mogimiriana.
A ideia é que a operação seja realizada mensal ou quinzenalmente em todos os municípios que aderiram, de forma rotativa, inclusive em Mogi Mirim.
A atuação integrada está embasada na Lei 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral dos Guardas Municipais.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.