Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Janeiro de 2025
Notícia
22/02/2013 | Prefeitura organiza ações para incentivar doação de leite materno

 

Reunião realizada na manhã de segunda-feira (18) na Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da secretária municipal de Saúde, Eliane Antonia de Castro, e a fonoaudióloga Flávia Domingues Barizon, do BLH/Banco de Leite Humano do Hospital Municipal, avaliou a difícil situação dos estoques de leite materno na unidade, e a necessidade de se realizar um esforço de comunicação, para se conseguir pelo menos triplicar o número de doadoras de leite na cidade.
 
Atualmente, o BLH conta apenas com duas doadoras, cujo leite que está sendo doado não supre todas as necessidades do serviço, que precisa em média de 10 a 15 litros de leite materno em estoque, volume esse que pode ser fornecido por 5 a 7 mães doadoras regulares. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 bebês por dia.
 
Entre as ações previstas junto ao Departamento de Comunicação da Prefeitura para se aumentar o número de doadoras, destaque para a possibilidade de inserções na rádio e jornais locais, sites da Internet, e nas contas mensais do SAAE; além de se aproveitar e realizar eventos para as datas comemorativas do aleitamento materno no transcorrer do ano, como o Dia da Doadora em maio, e a Semana Mundial do Aleitamento, em agosto.
 
Para ser doadora de leite materno, toda mãe que está amamentando precisa ser saudável, e ter bastante leite, precisando apenas procurar o BLH no Hospital Municipal, e informar-se sobre a doação, que é simples, e conta com todo o apoio da equipe formada por uma fonoaudióloga, uma biomédica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem. A produção do leite materno depende do esvaziamento da mama, e quanto mais a mulher amamenta e coleta seu leite para a doação, mais leite ela será capaz de produzir.
 
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído aos bebês que precisam, e que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães, muitos deles em situação delicada, prematuros e com baixo peso, podendo se recuperar graças ao leite doado. Com o leite materno, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.
 
O BLH desenvolve suas atividades no segundo andar do Hospital Municipal, e as visitas da equipe às residências das doadoras são realizadas normalmente, tanto para orientação sobre os procedimentos de ordenha e armazenamento do leite, quanto para a retirada do leite coletado e congelado durante a semana.
 
“Fazemos um apelo às mães que amamentam, e que estão com volume de leite materno sobrando, para que procurem o Hospital Municipal, para a doação. Assim como a doaçãode sangue, a doação de leite ajuda a salvar vidas. É um ato de solidariedade que faz a diferença para o bebê que precisa sobreviver, e se desenvolver com saúde, protegido contra doenças”, destacou a secretária municipal de Saúde.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

630 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções