O campus da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Mogi Mirim,abriu as portas para recepcionar pessoas físicas e jurídicas de pelo menos 20 cidades da região que atraem estudantes para seus cursos. Idealizado para ser um elo entre a comunidade e a universidade , o Fatec Aberto à Comunidade chegou à sua quarta-edição.
De Itapira participaram a Imbil, Fundição Santa Clara, JF Máquinas,Brinquedos Estrela e a ETEC João Maria Stevanatto. A ETEC levou 30 estudantes do 1º ao 3º ano do curso de técnico em informática. Segundo o docente Tomaz Mistro, uma maior presença de estudantes esbarrou na necessidade de transporte. “ Viemos com a ajuda da Prefeitura.Infelizmente não deu para trazer mais ninguém”, lamentou. Lá, os estudantes fizeram demonstrações práticas de experimentos desenvolvidos em sala de aula, como um computador que funciona dentro de uma solução de óleo usado em transformadores de energia elétrica, um gerador de energia e um aparelho de ar condicionado alternativos.
A JF Máquinas participou pela primeira vez. Segundo Gisele Baston, gerente de RH da empresa, o convite foi formulado pelo diretor da FATEC André Luiz Girardi. “ Ele nos propôs participar e levar alguns equipamentos. Quando comuniquei o interesse da Faculdade nesta aproximação, a direção da empresa mais do que depressa autorizou os contatos”, revelou. Ainda segundo a colaboradora, este tipo de parceria é vital para a popularização dos próprios equipamentos fabricados e também para facilitar a contratação de mão de obra especializada.
A Fundição Santa Clara estava representada por Alex Stolf, 20, e Rafael Couto, 23. Stolf é da direção da empresa e Couto além de colaborador frequenta o curso de projetos mecânicos na FATEC. Segundo ele, foi o segundo ano em que a empresa participa. Stolf avalia a participação como sendo muito importante para esclarecer ao público em geral os processos e técnicas de fundição.Ali perto estava também o estande da Estrela, mais avantajado do que os outros devido à montagem de uma parte da estrutura de seu famoso Museu do Brinquedo, que fez o maior sucesso entre os visitantes.
Representaram a empresa Leandro Mantelato ( gerente RH); o assistente operacional Antonio Dantas Santana, a analista de RH Carla Galhardoni e Luciana Silva, do setor de vendas. Também foi a segunda participação da empresa. “ Uma ótima ferramenta de divulgação de nossa marca, de promover um interessante intercâmbio com outras empresas, com o mundo acadêmico e , é claro, a gente fica feliz pela acolhida que o Museu do Brinquedo teve no evento”, disse Mantelato.
Pioneira
Das empresas de Itapira a Imbil é aquela que primeiro tem participado desde o início do evento. Atendia no estande da empresa no momento em que a reportagem de A Cidade esteve no local, a funcionária Daiane Pavinato. Ela explicou que a maioria das pessoas procura informações sobre a atividade empresarial exercida pela IMBIL. Fábio Alexandre Nyor, estudante de Projetos Mecânicos na FATEC e residente em Mogi Guaçu levou a filha Ana Luiza de 7 anos para conhecer o estande. “ Como tudo o que é mostrado na exposição, a IMBIL também possui coisas interessantes para se ver. Por isso fiz questão de visitar o estande”, comentou.
Estudantes da ETEC posam para foto no local onde exibiram sua parafernália tecnológica
Luciana ( a partir da esquerda), Carla, Antonio e Leandro, da comitiva da Estrela
Alex Stolf e Rafael Couto, da Fundição Santa Clara
Pessoal da JF, marcando presença pela primeira vez
Daiane , da Imbil recepciona Fábio e Ana Luiza , de Mogi Guaçu