Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
14/06/2016 | Presidente do Conselho de Ética rejeita desarquivar representação contra Jucá

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), negou hoje (14) recurso dos senadores sobre arquivamento da representação contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) por quebra de decoro parlamentar.

Brasília - O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza, durante reunião para julgar pedido de troca do relator no processo contra Delcídio do Amaral (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Para João Alberto, o recurso deveria ser assinado por pelo menos cinco senadores titulareArquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

João Alberto esclareceu que o recurso deveria ser assinado por pelo menos cinco senadores titulares da comissão. O documento foi assinado pelos senadores Telmário Mota (PDT-RR), João Capiberibe (PSB-AP), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Regina Souza (PT-RN), que são titulares, e pelas suplentes Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ângela Portela (PT-RO).

De acordo com o presidente do Conselho, as assinaturas das duas suplentes só contariam regimentalmente se os titulares das vagas estivessem ausentes ou optassem por se omitir, mas não foi o caso.

?Em nenhum momento o regimento estipula que compete ao suplente substituir voluntariamente na representação a vontade do titular, subscrevendo documentos que exigem quorum específico, como é o caso em questão?, disse João Alberto em nota divulgada à imprensa.

Ele afirmou ainda que ?a ausência de assinatura de membro titular no recurso não caracteriza ausência ou omissão desse parlamentar, mas a manifestação de concordância com a decisão da presidência do conselho?.

A representação contra Romero Jucá foi apresentada pelo PDT, subscrita pelo senador Telmário Mota e pelo presidente do partido, Carlos Lupi, e arquivada pelo presidente por conter erros formais como a falta de documentos, lista de testemunhas e provas que poderiam embasar a investigação contra o senador.

Diante da rejeição e com o fim do prazo para recursos encerrado na sexta-feira (10), o caso será arquivado. Uma denúncia contra Jucá, também apresentada por Telmário Mota ? que acusa o senador de ter ofendido a sua honra em entrevistas à imprensa ?, ainda deve ser analisada por João Alberto. Essa denúncia, no entanto, não pode resultar em cassação de mandato como a representação.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-06/presidente-do-conselho-de-etica-rejeita-desarquivar-representacao-contraMariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1397 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções