Notícia
20/03/2011 | Presidentes firmam acordo para destravar o comércio bilateral
DE BRASÍLIA
DA ENVIADA A BRASÍLIA
Representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram ontem um acordo para destravar o comércio entre os dois países, conforme adiantou a Folha.
O tratado de cooperação econômica e comercial (Teca, na sigla em inglês) cria uma comissão bilateral que tem entre seus objetivos mais gerais "reduzir as barreiras não tarifárias e os subsídios que distorcem o comércio".
O Itamaraty comemorou o acordo porque, a partir de agora, não precisará negociar diretamente apenas com o escritório do representante de comércio dos EUA, e sim com diversas agências.
"O instrumento será muito útil para negociar retirada de barreiras não tarifárias sobre as carnes brasileiras", disse uma fonte do governo.
Nas palavras de um empresário, na prática é um conselho que se reúne periodicamente, pega uma lista de problemas e tenta resolver.
"O tratado não elimina nenhuma barreira, nem subsídio, mas é muito importante porque vai forçar o diálogo sobre todos pontos que precisam ser resolvidos na relação econômica", diz Gabriel Rico, presidente da Câmara Americana de Comércio.
A comissão terá uma lista de temas a serem objeto de discussão entre os representantes dos países.
Entre esses tópicos estão o direito de propriedade intelectual, comércio de serviços, assuntos regulatórios que afetem o comércio e a "facilitação e liberalização do comércio e dos investimentos bilaterais".
Ao todo, dez acordos, parcerias e memorandos de entendimento foram assinados. Um deles na área de biocombustíveis para aviação, para intercâmbio de especialistas.
Também ficou acertada a permissão no aumento no número de voos do Brasil para os EUA.
Foram assinados ainda acordo de educação e cooperação de eventos esportivos, entre outros.
(BRENO COSTA E PATRÍCIA CAMPOS MELLO)
Fonte: Folha de São Paulo
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
Veja Também
Deixe seu Comentário