Saúde divulgou balanços do primeiro mutirão de próteses bucais e serviços odontológicos produzidos no primeiro semestre
O Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde apresentou, nesta terça-feira (16), o balanço do primeiro mutirão de próteses bucais realizado em junho no município, quando foram entregues 30 peças protéticas aos pacientes que participaram das consultas em todas as etapas concluídas. As referidas etapas de junho ocorreram nos dias 1 (moldagem inicial), no dia 8 (moldagens individuais), no dia 15 (prova em cera com plano de orientação), no dia 22 (prova com os dentes), e no dia 29 (entrega final dos trabalhos).
O mutirão, totalmente desenvolvido pelo Departamento de Odontologia, faz parte do programa de atendimento integral em saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde. No final do mutirão, as próteses foram entregues aos pacientes acompanhadas da afixação e das orientações de uso e manutenção. As próteses do mutirão foram as totais, as chamadas “dentaduras”.
Além do balanço, o diretor do Departamento de Odontologia, Paulo Marcos Zelante, informou também que foram expandidos os atendimentos para confecção de próteses, em caráter constante, nas unidades de saúde do Istor Luppi, Pé no Chão, Cubatão e Flávio Zacchi. “O uso da prótese possibilita mastigação adequada, vida social e qualidade de vida para as pessoas”, destacou Zelante.
Produção odontológica no primeiro semestre:- Já o balanço dos serviços produzidos pelo Departamento de Odontologia registrou a realização de 10.913 procedimentos nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Especialidades Odontológicas/CEO, no Centro Odontológico da Vila Ilze, e em instituições filantrópicas e escolares .
O balanço apontou também a realização de 25 cirurgias em dentes terceiro molares, em um único dia, e a restauração de dois aparelhos de Raio-X, sendo um cedido à UBS Barão, que não dispunha, e o outro para o Centro de Especialidades Odontológicas, visando agilizar os tratamentos de canais. “Tanto o mutirão de próteses quanto a produção odontológica do semestre apresentaram números importantes, representando saúde bucal para a população”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino.
Fernando Odriozola, técnico em comunicação social.