Transformar lacres de latas de alumínio em cadeiras de rodas. Essa missão faz parte do projeto de sustentabilidade da Concessionária Renovias, que já realizou a doação de 100 cadeiras de rodas a instituições beneficentes da sua região de cobertura viária. Os materiais arrecadados são acondicionados em garrafas pet de dois litros e posteriormente levados para reciclagem. A cada 140 garrafas – o que corresponde a aproximadamente 1,5 mil lacres – a Renovias doa uma cadeira.
Segundo dados da própria concessionária, em dois anos de campanha cerca de 4,7 mil quilos de alumínio e 6.267 garrafas pet foram coletados.
Em Itapira, o professor de Educação Física aposentado, José de Oliveira Barretto Sobrinho, o Zé Barretto, é quem toma frente da campanha. No ano passado, ele atuou junto a uma escola da cidade e conseguiu bater a meta estipulada. Como recompensa, uma cadeira de rodas foi entregue a um asilo na cidade.
Em 2014, o professor resolveu agir junto a outra entidade assistencial do município, o Lar São José, que já realiza coleta de latinhas com o intuito de angariar fundos. Unindo o útil ao agradável, Barretto decidiu unir forças com os alunos do local, funcionários, colaboradores e parceiros.
Através de contatos pessoais, Barretto recolhe as latas, retira os lacres e guarda. Em seguida, o Lar São José promove a venda dos materiais recicláveis. Deste modo, cerca de 80 garrafas já foram preenchidas e apresentadas aos representantes da Renovias.
A entrega foi motivo de muita festa para os alunos da entidade. Na tarde de quarta-feira, 12, um personagem chamado Econauta fez a alegria das crianças em um momento de brincadeira e descontração.
Segundo o professor Zé Barretto, a campanha deve ser intensificada após a entrega da primeira parte do material reciclável. “Acredito que quanto mais pessoas souberem dessa campanha, mais colaboradores irão surgir. É uma ação simples e rápida e conto com parceiros importantes para atingir a meta e conseguir a cadeira de rodas, que será doada posteriormente”, explicou.
De outro lado, a Irmã Edith Casanova, do Lar São José, espera que a ação impulsione ainda mais a doação de latas de alumínio para a entidade. “Já coletávamos latinhas para vender e com isso esperamos que o número arrecadado aumente e, consequentemente, a verba proveniente da venda. Além de nos ajudar, estaremos colaborando para esse bem comum”, concluiu.
Para colaborar, basta coletar os lacres ou levar as latas de alumínio no Lar São José, que fica à Rua São José, 231. Informaçõespelo telefone 3843-7078.