Cerca de 50 pessoas ligadas a instituições assistenciais da cidade participaram na última semana de uma reunião convocada pelas Secretarias de Promoção Social e de Agricultura e Meio Ambiente com o objetivo de reorganizar o Programa de Aquisição de Alimentos. – PAA.
O evento contou com a presença de representantes da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento 12 de Outubro e do Comsea (Conselho de Segurança Alimentar), respectivamente fornecedor e gestor da distribuição dos produtos entre as instituições cadastradas no programa do governo federal, que consiste na compra de produtos hortifrutigranjeiros e rapasse para famílias necessitadas assistidas por entidades ou organizações legalmente constituídas.
A proposta das secretarias foi apresentar ideias e sugestões para organizar a entrega e distribuição dos dois caminhões de produtos. A ação acontece toda terça-feira no pátio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
“É um trabalho que vem sendo bem feito, mas que sempre dá pra melhorar”, ressalta Eliana Sobreiro, diretora da Secretaria de Promoção Social. “Observamos que havia algumas distorções, por exemplo, tinha instituição que recebia dois pés de alface e três sacos de mandioca, ou seja, não havia uma proporcionalidade”, informou Eliana.
Ficou definido que a partir de agora será feita distribuição por número de pessoas atendidas – ‘per capta’ –, cada pessoa atendida vai equivaler a 800 gramas de alimentos.
São ao todo 33 prestadores de serviço que compõe a rede sócio assistencial do município, algumas até mesmo na informalidade. Eliana identificou que umas realizam atendimento de rotina, enquanto outras apenas ações esporádicas, popularmente conhecidas como “sopão”.
“Nestes casos queremos dar suporte para que elas se organizem é até possam participar de outros programas de assistência”, destacou Eliana. A Secretaria disse que a receptividade das instituições quanto à reorganização do Programa foi muito boa.
1 comentário
22/05/2013 19:05:36 | Usuario
gostaria de saber se todas essas pessoas estão recebendo, como eles aparecem nas fotos são 50 pessoas a frente dessa organização será que precisa tanto assim, tem gente que faz 3 ou 4 mês que esta trabalhando ou alias encostado promoção social