Um dos mais importantes programas educacionais da Fundação Internacional de Lions Clubes – LCIF –, à qual está ligado, entre todos os demais, o Lions Clube de Itapira, começa a ser implantado em Itapira graças a um convênio firmado pela Prefeitura com a entidade por determinação do prefeito Toninho Bellini. O Lions Quest, que já existe em âmbito mundial há mais de 25 anos em muitos países, e que inicialmente no Brasil foi implantado em Goiás, agora está chegando ao interior do Estado de São Paulo. Nesta fase, Itapira, que, dentro da estrutura do Lions pertence ao chamado Distrito LC-3, está se destacando como cidade pioneira. O Lions Quest chegou ao município graças ao entendimento direto do governador do Lionz Artur Antonio Chieregatto com o prefeito Toninho Bellini e com a secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Perucchi. Para a implantação do programa, Cheregatto nomeou como assessor do Lions Quest o membro do Lions Clube de Piracicaba–Campestre Elia Yussef Nader.
Os primeiros contatos para estabelecer essa parceira com a Prefeitura Municipal de Itapira ocorreram no dia 10 de outubro de 2011, quando dirigentes do Lions local, acompanhados do Governador Artur Chieregtto, mantiveram contato com o Prefeito Toninho Bellini. Neste encontro, eles estabeleceram os inícios dessa parceria junto às EMEIs locais, definindo principalmente a participação dos professores da rede pública municipal em workshop sobre o progama, realizado nos dias 27, 28 e 29 de janeiro na UNIFIA na cidade de Amparo.
As participantes destacadas pela Secretaria de Educação foram as professoras Helenise de Freitas Ferla, Lilian de O. Santos Sighnoretti, Lucilene de Moraes Cardoso, Cláudia Aparecida Gonçalves Pelizer e Claudete Narciso Fernandes da Silva, acompanhadas da Supervisora de Ensino Ivonete Pelizer Pinheiro. Participaram ainda do workshop o presidente do Lions Clube de Itapira, Paulo Sérgio Cavenaghi, e sua esposa Maria Madalena Bacchin Cavenaghi. O programa foi apresentado pelo professor norte-americano Mackill Lima Vasconcelos, especialmente convidado pelo governador Cheregatto.
A matéria LIONS QUEST será adicionada à grade curricular dos alunos que cursam as 5ª séries, cuja carga horária será de 80 horas, portanto deverá ser ministrada durante todo o ano letivo e são realmente importantes porque destacam em sua íntegra os seguintes temas: a entrada da adolescência: o desafio do futuro; o desenvolvimento da autoconfiança e as habilidades de comunicação; como lidar com as emoções; como melhorar as relações com as amizades; como fortalecer os laços familiares; como levar uma vida saudável e livre de drogas; como fixar metas para uma vida saudável e o desenvolvimento de seu potencial.
Vale ainda ressaltar que as aulas que serão ministradas pelas cinco professoras deverão ter o acompanhamento de equipe de assessores do Lions itapirense, assim como ocorrerão reuniões entre professores, pais de alunos e alunos juntamente com a assessoria do Lions, cujos resultados serão reportados para a Fundação Internacional de Lions Clubes – LCIF.
Lions Quest é um programa da Fundação de Lions Clubes Internacional (LCIF) criado para desenvolver as habilidades de vida de estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ao promover uma colaboração singular entre alunos, suas famílias, escolas e leões, o Lions Quest fomenta o desenvolvimento de estudantes disciplinados e responsáveis que assumem um compromisso com suas famílias, amigos, escolas e comunidades.
O Programa tem um currículo que pode ser integrado aos cursos existentes ou pode ser ensinado independentemente e possui um programa cientificamente elaborado e estruturado com respostas para os problemas encarados pelos jovens.
Além de desenvolver um comportamento social positivo com a autodisciplina, responsabilidade, bom julgamento e habilidade de se dar bem com os demais, os jovens que participam do Programa assumem o compromisso de levar uma vida saudável e livre de drogas.
Além de ser um Programa com mais de 25 anos de idade, o Lions Quest tem também uma abrangência mundial com 65 países participantes, tendo sido traduzido para 30 idiomas diferentes. É dividido em três fases distintas: Habilidades para o Desenvolvimento (Educação Infantil); Habilidades para a Adolescência (Ensino Fundamental); e Habilidades para a Ação (Ensino Médio).
Através de técnicas e programas eficientes, o programa provoca no aluno a tomada de decisões bem pensadas, fazendo com que ele estabeleça metas e crie responsabilidades no dia a dia. Essa consciência cidadã leva o aluno a procurar e manter relacionamentos interpessoais positivos, dando-lhe subsídios consistentes para resistir à pressão dos colegas quando convidados a participarem de atos ilícitos ou consumo de drogas. A participação em serviços comunitários é outra abordagem que o Programa desenvolve no jovem, fazendo com que ele se sinta útil dentro de sua própria comunidade.
Presidente do Lions itapirense Paulo Sérgio Cavenaghi e Maria Madalena ladeados pelas professoras e supervisora de ensino que participaram do workshop, após terem recebido seus certificados de conclusão do curso.
Sandra Maria Chieregatto, Maria Madalena Bacchin Cavenaghi, Paulo Sérgio Cavenaghi, Prof. Makhil e Paulo Afonso Panhan.
Atividades para descontração realizadas após o término das aulas.
Prof. Makhil ladeado pelo Governador do Distrito LC-3 Artur Antonio Chieregatto, Companheira Sandra Maria e demais participantes do workshop.
Da esquerda para a direita: 1º Vice-Governador Dijalma Lacerda e Companheira Mara, Sr. Hamilton – Prefeito de Pedreira, Elia Yussef Nader e Governador Artur Antonio Chieregatto.