Domingo, 10/02
20h30 - Abertura com a presença da corte do Rei Momo
20h45 – Escola de Samba Academia do Samba
21h15 – Escola de Sampa Império do Samba
21h45 – Banda do Nheco
22h15 – Escola de Samba Mocidade Alegre Nova Era
Segunda-feira, 11/02
20h30 - Abertura com a presença da corte do Rei Momo
20h45- Bloco dos bichos
21h15- Bloco Rosa choque
21h45 - Bloco Corgo do Coxo
22h15 - Bloco dos Aloprados
22h45 – Bloco do Interact
Terça-Feira, 12
20h30 - Abertura com a presença da corte do Rei Momo
20h45 – Escola de Samba Mocidade Alegre Nova
21h15 – Escola de Sampa Império do Samba
21h45 – Banda do Nheco
22h15 – Escola de Samba Academia do Samba
População coloca à prova um novo formato de carnaval popular
A atual administração do Prefeito José Natalino Paganini começa a partir de hoje a submeter ao crivo da população um novo formato de festejos do carnaval popular cujo principal objetivo segundo o próprio prefeito é o de “resgatar as origens do carnaval itapirense”. Ainda saboreando a vitória nas urnas em novembro do ano passado, Paganini ao ser inquirido hum programa de entrevistas realizado pela TV Portal Cidade de Itapira sobre a viabilidade de se fazer a festa tendo que enfrentar problemas aparentemente insolúveis ( um prazo exíguo, recursos que ele nem sabia de poderia oferecer para quem organiza o carnaval e uma indisfarçável apatia de grande maioria dos carnavalescos) , revelou que já se ocupava do assunto e que tinha compromisso de algumas pessoas que gostam de carnaval que iriam trabalhar de forma voluntária para a realização da festa.
Aos poucos os nomes destes ‘voluntários’ começaram a aparecer. Foi o caso do ex-dirigente da saudosa escola de Samba 9 de Julho, Adilson Raveta, de Devaldo Cescon, o Pasté, dirigente da Banda do Nheco, de Arlindo Castelani, ícone do Bloco dos Bichos, Claudio Maria e vários outros apaixonados pela maior festa popular brasileira que arregaçaram as mangas e passaram a influenciar na realização da festa deste ano.
A maior mudança foi estrutural. As imediações do Parque Juca Mulato serão usadas pela primeira vez para recepcionar o carnaval de rua. O antigo local, a rua José Bonifácio, estreita, com uma subida forte e agora coalhada de imensos redutores de velocidade , foi de pronto descartado. O incentivo ( com direito a recursos que segundo a propaganda oficial foram extraídos do governo estadual e da iniciativa privada) para a formação de blocos e de escolas de samba resultou no surgimento de duas novas escolas de samba ( Academia do Samba e Mocidade Alegre Nova Era) que se juntarão à Império do Samba ( única a ser constituída e a sobreviver aos oito anos da gestão anterior) .
Outro ponto positivo é a volta do incomparável Bloco dos Bichos, afastado há seis anos do nosso carnaval, segundo versão recorrente, por causa de entreveros que teriam surgidos entre a direção do bloco e os antigos mandatários da cidade. A mordacidade expressa em dizeres colocados nos famosos ‘bichos’ expressam sempre um conteúdo crítico que muitas vezes causa visível desconforto aos ‘homenageados’ e este teria sido o motivo do suposto desentendimento entre as partes.
A ressurreição dos Bichos trouxe para os organizadores do carnaval a ideia de tornar os sábados e as segundas-feiras as datas convenientes para a apresentação dos blocos. Assim, desfilam também o Rosa Choque ( atração que se sedimentou nos últimos 08 anos graças à determinação de uma mulherada ‘boa de briga’ comandada pela servidora municipal Zuleika Silva) o Corgo do Coxo ; Aloprados ( outra novidade, conforme sugere o nome, com origem no bairro dos Prados ) e a folia tradicional da garotada do Interact.
Carnaval do Povão
Mantendo uma tradição que coloca Itapira entre as cidades que dá maior atenção em toda a região para a realização de bailes populares de carnaval, a atual administração resgata neste ano o conceito muito difundido em épocas anteriores quando quem dava as cartas na Prefeitura era o atual Deputado Estadual José Antonio Barros Munhoz, que batizava de Carnaval do Povão este tipo de congraçamento popular e que durante pelo menos sete anos foi realizado em espaço aberto, na Praça Bernardino de Campos.
Neste sentido , a realização dos bailes populares também em espaço aberto, desta feita no Parque Juca Mulato, é uma outra aposta ousada que a atual administração realiza neste seu primeiro carnaval. Só para recordar, nos primeiros seis anos da antiga gestão, estes bailes foram deslocados para o Ginásio de Esportes Prefeito Benedito Alves Lima ( O Itapirão) com relativo sucesso, Mas que foi se esvaziando até que deram em nada.
A Secretaria de Defesa Social vem mantendo uma estreita colaboração com a 3ª Cia de Policiamento Militar para garantir que tudo saia conforme o planejado. Tanto o Secretário de Defesa Social, Coronel Vanderlei Manoel de Oliveira, quanto o Capitão Luciano Peixoto, comandante da 3ª CIA da PM enxergam que uma festa popular em local aberto é objeto de um trabalho preventivo rigoroso. Somente a PM deslocará um efetivo de 30 homens para policiar os eventos em locais abertos, ao passo que a Guarda Municipal vai priorizar seu efetivo também para ajudar no ordenamento do trânsito. “O fato de priorizarmos os locais de maior movimentação não implica que deixaremos de estarmos presentes em outras ações. Estamos realizando um esforço adicional que implica por exemplo na suspensão de folgas”, disse Oliveira. Luciano Peixoto segue o mesmo raciocínio e conta que terá apoio do grupamento de força tática do 26º Batalhão da PM em Mogi Guaçu. Um efetivo de pelo menos 15 seguranças particulares estarão ainda reforçando as ações . (veja mais informações na página .....).
Segurança reforçada para o Carnaval
Satisfeito com o andamento dos preparativos dos festejos carnavalescos deste ano, o atual prefeito, José Natalino Paganini solicitou empenho dos setores competentes no tocante à elaboração de um projeto que contemple todos os aspectos preventivos relacionado à segurança dos participantes e do público em geral que for prestigiar os desfiles e os bailes populares. Na manhã de quarta-feira, 06, foi realizado um encontro na sala de reuniões anexa ao gabinete do Prefeito , que contou além da presença do próprio prefeito, de colaboradores diretos como diretor de Cultura e Turismo Marcelo Iamarino e o secretário municipal de Defesa Social Cel. Vanderlei Manoel de Oliveira e o diretor de trânsito Clayton Ribeiro. Marcaram ainda presença o capitão Luciano Peixoto, comandante da 3ª Cia de Policiamento Militar de Itapira, O soldado PM Lucas e os representantes da equipe particular de segurança contratada, Márcio Cristiano Raineri e André Luis Sales.
Deste encontro foram anunciadas algumas medidas como por exemplo a proibição da venda de bebidas em latas ou garrafas e para menores de 18 anos; o acompanhamento e a fiscalização da montagem e funcionamento das barracas na praça de alimentação, inclusive com a exigência da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica; instalação de lixeiras e permanência de uma equipe de manutenção elétrica e hidráulica de plantão; permanência de uma ambulância de plantão durante todo o evento; presença constante de um representante do Conselho Tutelar e a instalação de banheiros químicos masculinos e femininos. O banheiro no interior do Parque Juca Mulato também estará disponível. “ Não quer dizer que não será comercializada bebida. Vai funcionar que nem ocorre em campo de futebol, ou seja, a bebida é colocada num copo descartável”, observou o Capatão Luciano Peixoto.Além disso, decidiu-se pelo isolamento do popularmente conhecido “barrocão” do Parque, sendo que apenas o “escadão” estará liberado.
Da mesma forma, o departamento municipal de trânsito já definiu as ruas que serão fechadas: rua Bentico Pereira com a rua Rui Barbosa; rua Alfredo Pujol com a rua Ribeiro de Barros; rua Mário da Fonseca com a rua João de Moraes; rua Campos Salles com a rua XV de Novembro e ladeira São João com Av. Brasil.
Ainda de acordo com as autoridades de segurança, o efetivo deverá ser de aproximadamente 100 homens, sendo 35 Policiais Militares, 30 Guardas Civis Municipais, 35 agentes de segurança particular e dois agentes de trânsito.
Encontro que acertou últimos detalhes do esquema de segurança ocorreu na quarta-feira