Uma cerimônia solene ocorrida no fim da manhã de quinta-feira, 20, marcou o relançamento do Projeto ‘Esporte e Saúde’, que já é realizado desde 2012. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito José Natalino Paganini (PSDB); o coordenador da Liga Francana de Futsal e representante da L & L Projetos Esportivos, Fernando Silva; o padrinho do projeto, Hélio Rubens Garcia (ex jogador e treinador de basquete brasileiro); o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Domingues; a secretária de Promoção Social, Eliana Assugeni Sobreiro Dias; a secretária de Educação Flávia Rossi, e o presidente da Câmara, Carlos Alberto Sartori (PSDB). A vice-presidente do Cristália, Kátia Stevanatto Sampaio, e a coordenadora de comunicação da empresa, Ana Victória Tivelli, também marcaram presença.
O projeto Esporte e Saúde foi remodelado e será executado a partir dos moldes da Lei Federal de Incentivo aos Esportes e conta com o apoio financeiro da empresa Cristália, que fará o aporte do valor de R$ 582 mil, dividido em duas parcelas. O trabalho é encabeçado pela Liga Francana de Futsal, da cidade de Franca-SP, que oferece apoio às cidades do estado de São Paulo com o intuito de disseminar a prática de esportes. Em Itapira, o projeto será realizado em parceria com três secretarias: Esportes e Lazer, Promoção Social e Educação. De acordo com Fernando Silva, essa foi a exigência da empresa patrocinadora.
Ao todo, 360 crianças e jovens entre sete e 17 anos serão beneficiadas com aulas de basquete, futsal, futebol vôlei. O único pré-requisito que deverá ser cumprido é que todos os participantes estejam matriculados na rede de ensino. “Nesse novo formato incluímos dois novos profissionais, além dos professores de Educação Física e monitores: um psicólogo e um assistente social. O intuito é que essas crianças sejam acompanhadas em seu desempenho escolar e também em seu convívio social. As atividades devem começar na segunda quinzena de março”, revelou o coordenador da Liga Francana de Futsal. Todos os inscritos receberão dois uniformes completos.
O secretário de Esportes e Lazer, Luiz Domingues, disse que esta é mais uma conquista para o município, uma vez que a população é voltada ao esporte. Além de caracterizar Itapira como uma cidade desenvolvida na área esportiva, Domingues afirmou que as autoridades devem olhar com muita atenção para o esporte social. “Itapira possui cinco ginásios de esportes, 17 campos de futebol, 18 quadras poliesportivas, pista de bicicross, três núcleos poliesportivos e pista de atletismo. Cidade desenvolvida no esporte é a que é capaz de oferecer a todos os munícipes a oportunidade da prática”, complementou.
O padrinho do projeto, Hélio Rubens Garcia, emocionou-se ao falar da importância da prática esportiva para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Disse ficar satisfeito em ver que Itapira é composta por um grupo que entende e se preocupa com o preparo desses novos atletas. “Com a prática de esporte a criança aprende disciplina, respeito, humildade, reconhecimento do certo e errado e espírito de equipe. Fico emocionado em ver um grupo entendendo a importância de preparar essas crianças, que serão o nosso futuro”, elogiou.
Por fim, o prefeito José Natalino Paganini revelou estar maravilhado com a abrangência do projeto e com os benefícios que ele deverá trazer para os pais itapirenses. “Fico feliz por esse momento em que o município está passando e as atividades que estão por vir. O projeto é tão maravilhoso que foca a faixa etária que é de apreensão dos pais. E ele vai mais longe ainda, pois existe a preocupação em saber como a criança e o jovem está em casa, na escola e na sociedade em geral. Quem é pai sabe a importância desse trabalho e entende bem o que eu quero dizer”, afirmou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.