Carregando aguarde...
Itapira, 12 de Abril de 2025
Notícia
13/12/2014 | Projeto Paralímpico dá motivação especial para revelação no atletismo
André com a treinadora Nathalia: evolução
 
 
Domingues, Nathalia e André: perspectivas boas para a paraolimpíada do Rio
 
 

O ano de 2014 promete terminar de uma forma es­pecial para o jovem André Brianti Panizzollo, de 21 anos. Portador de defici­ência física causada por um acidente de moto quando tinha 14 anos, ele descobriu há pouco mais de um ano sua vocação para a prática desportiva do arremesso de peso e lançamento do disco e acabou recebendo ajuda da SEL (Secretaria de Esportes e Lazer) para desenvolver sua aptidão.

“O arremesso de peso e o lançamento do disco são atividades que exigem antes de mais nada de um porte físico avantajado. Isso eu tenho. Daí fui ver o que dava para fazer”, relatou. Embora negue que tenha se influenciado por este fato, seu pai, o feirante André Luiz Panizzollo, quando mais jovem, também foi atleta desta modalidade. “Since­ramente, decidi praticar as duas modalidades sem o desejo de me espelhar no que o meu pai um dia foi”, afirmou.

Apesar disso, acha impor­tante ter dentro da própria casa este tipo de referen­cial e tem recebido dos familiares todo incentivo. A treinadora de atletismo Nathalia Lima , da equipe da SEL, conta que André possui enorme aptidão para a prática dessas modalidades e que vem realizando um trabalho específico, aliando apuração da parte técnica e fortalecimento muscular.

André treina pelo me­nos quatro horas por dia na Pista de Atletismo José de Oliveira Barretto Sobrinho. Segundo a treinadora, ele vem conseguindo melhoras contínuas em suas marcas e não teme em afirmar que em termos de Estado de São Paulo, atualmente, ele frequenta o pódio.

Ela prefere não criar expectativas com relação à Paraolimpíada do Rio de Janeiro, mas garante que em 2020, em Tóquio, estará em condições de ser um dos melhores do Brasil. “Ele é muito novo. Os atletas pa­ralímpicos da modalidade que se destacam têm idade que gira em torno dos 30 anos para cima. Estes atle­tas estarão na descedente, enquanto ele vai estar na ascendente”, calcula. Luiz Domingues, secretário de Esportes e Lazer, pensa dife­rente. “Eu tenho convicção que se ele continuar trei­nando com esta disposição terá condições de participar dos Jogos no Rio”, acredita.

Domingues avalia ainda que existe um outro dife­rencial que pode fazer com que os resultados de André sejam mais expressivos, a prótese de sua perna. Se­gundo relatou, o jovem já está em processo de aqui­sição de uma nova próte­se, bem mais confortável e com características que irão permitir que o atleta possa se aperfeiçoar ainda mais. “Evidentemente, caso ele evolua do jeito que imagina­mos, o Comitê Paralímpico poderá futuramente investir numa prótese ainda melhor, cujos custos são proibitivos para a maioria das pessoas”, analisa.

 

Pai dá a maior força


 O feirante André Luiz Pa­nizzollo disse que ficou feliz quando o filho anunciou que iria praticar arremesso de peso e lançamento do disco. “Numa época onde a juventude cada dia mais se desvia para caminhos errados como o das dro­gas, que pai não ficaria contente em ver o filho praticando esporte, ainda mais na condição dele?”, devolveu o comerciante quando questionado so­bre a decisão de André filho. Lembra ainda que o convívio com pessoas que enfrentam a exemplo de André o desafio da defici­ência física, é outro fator que tornam as coisas mais fáceis para ele.
Panizzollo disse que no começo dos anos 80 praticava o atletismo sob orientação do atual diretor da Facul­dade de Educação Física da Unicamp, Miguel de Arruda. “Tinha excelentes resulta­dos e participei de muitas competições importantes. O Miguel era um profissio­nal espetacular. Tive muita sorte de ter sido orientado por ele”, elogiou.

 

Ele promete ainda dar a maior força para o filho. “Ele é muito determinado. Sabe que para atingir seus objetivos terá que se dedicar muito”, concluiu.
 
 
André pai tinha excelentes resultados nas duas modalidades escolhidas pelo filho
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

4283 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções