A Rua Alcides Zago, que está sendo aberta entre a Rua Embaixador Pedro de Toledo e a Avenida dos Italianos e que é prolongamento natural da Rua Sete de Setembro, deverá receber 70 mudas de árvores, que serão plantadas nas próximas semanas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Planejamento e Obras. Para fazer a arborização da rua, as secretarias optaram pela quaresmeira, uma espécie ornamental originária da Mata Atlântica.
Pelo plantio planejado pelas secretarias, a Rua Alcides Zago terá aproximadamente uma árvore a cada três metros. Isso fará com que ela venha a se tornar uma das mais bonitas da cidade e também uma das mais arborizadas. O plantio de mudas de árvores nas ruas da cidade é uma atividade permanente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que vem sendo ampliada nos últimos meses.
A quaresmeira (Tibouchina granulosa) tem floração duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores com corola arroxeada. Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado, e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo da variação natural da espécie e do clima em que se encontra. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. A quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar. Originária da mata atlântica, esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.