Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Setembro de 2024
Notícia
26/09/2011 | PSB continua nas mãos da situação

Foi realizada ontem, 25, a Convenção Municipal do PSB na Câmara Municipal de Itapira. O PSB integra a base governista e tem na presidência o vereador Mino Nicolai. Havia a expectativa de uma reviravolta no comando partidário, mas apenas uma chapa foi colocada para apreciação dos filiados: a chapa encabeçada por Luiz Hermínio Nicolai.

O grupo liderado pelo ex-vereador José Vicente (Vicente Enfermeiro) tentou apresentar uma chapa alternativa, mas ela foi impugnada. Diante disso, a convenção foi encerrada, assim que a presença mínima de filiados foi atingida, por volta das 11h40min.

Segundo Vicente, Mino Nicolai não permitiu a participação dos filiados impugnados do seu grupo. Diante dessa decisão, o grupo que pleiteava o controle do PSB municipal se retirou da convenção. “A executiva do PSB nos orientou o tempo todo sobre o que fazer. Saímos da convenção por determinação dela. Fizemos um boletim de ocorrência e um relatório dos acontecimentos. O recurso e os documentos estarão em São Paulo, ainda hoje”. Para Vicente, o ato de Mino é irregular, pois o PSB de Itapira é ainda uma comissão provisória, logo ele não tinha o direito de não permitir a participação dos filiados, mesmo que as fichas de filiação não tivessem sido passadas pelo diretório local.

Vicente comentou que até as 10h30min 38 pessoas do seu grupo estavam na convenção, enquanto que do outro lado, apenas 15, mas que isso poderia mudar até o final do dia.

Para Mino Nicolai a história é bem diferente. “Não somos uma Comissão Provisória. Não há registro, mas há uma determinação da Executiva Federal a respeito desse assunto”. Por isso, ele acredita que poderia ter impugnado todas as fichas se assim o desejasse, pois todas continham algum tipo de irregularidade: falta de abono do partido local ou estadual, fichas em branco, dados não preenchidos com endereço e documentos e dupla filiação. “Eu poderia ter indeferido todos os pedidos, mas só os casos mais grosseiros, como por exemplo, a dupla filiação, não permitida por lei, com base na certidão fornecida pelo cartório eleitoral. Das 42 filiações, apenas 19 foram impugnadas. Fui ao cartório, reconheci as firmas e devolvi. Tudo de acordo com a lei”.  

“Outra irregularidade que foi constatada é que algumas pessoas teriam sido procuradas por uma pessoa chamada Orlando que usava o meu nome para concluir a filiação”, completou Mino.

Mino informa, ainda, que em nenhum momento recebeu qualquer informação a respeito desse grupo por parte da Executiva Regional.  Na convenção, não compareceu nenhum observador ou delegado como reza o regimento partidário. Com isso ele acredita que conduziu o processo sem nenhum incidente. Foi concedido o direito à palavra ao grupo do Vicente, que declinou. “Mas não podia aceitar a inscrição da chapa, pois é exigido o mínimo de 27 filiados regulares e isso eles não tinham”.  

Sobre a possibilidade de uma intervenção superior, Mino não acredita que isso vá acontecer. Mas caso aconteça ele entrará na justiça, contra a decisão.  “Não acredito nessa possibilidade até porque não haverá tempo para esses procedimentos”.

José Vicente pensa o contrário.  Com base no que ouviu da executiva do partido, ele acredita que o grupo dele tem direito de pleitear a candidatura de uma chapa. “Nós queríamos oferecer os nossos nomes para apreciação do conjunto de filiados, e isso não foi permitido. Como se trata de uma Comissão Provisória, o papel da executiva estadual é preponderante. Eu acredito que rapidamente essa questão será resolvida”.

Um fato interessante foi citado por Mino Nicolai. “Perguntei ao Vicente o nome da chapa dele e ele não soube responder”. A chapa encabeçada  por Mino era “Socialismo com Dignidade” e a chapa adversária “Renovação Socialista”.

Consultado, Vicente negou a informação. Disse que diante da não aceitação da inscrição da chapa, o nome dela não tinha a menor importância.             

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1467 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções